Folha de S.Paulo

Após falha, MEC prorroga por 7 dias inscrições no Fies do 2º semestre

-

Sem conseguir sanar por completo a falha que barrou a inscrição de estudantes do Fies (financiame­nto estudantil) do segundo semestre, o Ministério da Educação ampliou o prazo para o grupo afetado pelo problema.

Agora, os estudantes têm até o dia 17 deste mês para garantir uma vaga na universida­de pelo programa federal. O prazo vencia nesta sexta (10).

O erro nos sistemas do ministério atingiu uma leva de beneficiad­os pelo Fies que tiveram as inscrições postergada­s do primeiro para o segundo semestre deste ano.

Para não perder o financiame­nto, os estudantes precisam atualizar os cadastros na página do Fies na internet —fase que não conseguira­m concluir no prazo devido ao erro. Depois, os dados do estudante seguem para análise na universida­de na qual ele vai estudar. Se tudo estiver certo, o último passo é ir ao banco e contratar o crédito do Fies.

A Folha mostrou que uma varredura do ministério identifico­u 679 estudantes impedidos de entrar no sistema do programa até a última quarta (8). Nesta sexta, ainda havia 92 pessoas nesta situação.

O MEC só reconheceu a falha após ser procurado pela Folha. Ao todo, a reportagem teve acessoa um grupo de 29 pessoas barradas no sistema.

Até esta sexta, 12 delas continuava­m com os cadastros bloqueados, 14 conseguira­m complement­ara inscrição e outras três cancelaram participaç­ão no processo regular para tentar uma vaga no remanescen­te, segundo o MEC.

Em nota, a pasta disseque vai trabalhar junto às instituiçõ­es de ensino para corrigir os erros. Ao ri entaçãoé procurara universida­de e verificar o status da vaga. “O MEC coloca à disposição o 0800-616161 para que os estudantes entrem em contato e tirem dúvidas.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil