Folha de S.Paulo

Como fazer seu pet feliz

Animais de estimação em apartament­os precisam de cuidados especiais para se exercitare­m e ficarem seguros

-

Pouco depois de o sol nascer ou quando ele já está se pondo, as ruas de diversos bairros da capital paulista são invadidas por cachorros ávidos por um passeio, levados nas coleiras por seus donos.

Em uma cidade cada vez mais verticaliz­ada, em que o apartament­o é a opção de moradia mais procurada e segura, quem opta por ter um animal de estimação precisa encontrar tempo na agenda para boas caminhadas com seu pet e estar atento aos cuidados que o manterão feliz e longe de riscos.

Segundo levantamen­to da Prefeitura de São Paulo realizado em 2017, a capital possui cerca de 1,8 milhão de cachorros e 810 mil gatos vivendo com as famílias paulistana­s. Esses bichos precisam fazer exercícios, brincar e interagir com outros seres. Os cães que vivem em apartament­o, por exemplo, tendem a sofrer mais de ansiedade, estresse e até depressão. Por isso, é importante programar pelo menos dois passeios diários com o animal.

Mantê-lo confinado em um espaço muito pequeno também pode ser prejudicia­l. O animal até pode se adaptar, mas precisará ter suas necessidad­es atendidas. Se não for possível deixá-lo solto no apartament­o todo, escolha o local em que ele ficará e deixe por ali itens com os quais possa se distrair e brincar, como ossos, mordedores e brinquedos que soltam comida aos poucos quando ma- nipulados, entre outros.

Escolher um cão pequeno ou médio para morar no apartament­o é outra boa dica. Algumas raças que se adaptam melhor a espaços pequenos são poodle, yorkshire, fox terrier, dachshund, schnauzer, pinscher, shih-tzu e pug.

Gatos costumam ser mais independen­tes, mas também necessitam de espaço para se mexer e adoram interagir com objetos. Há diversas opções de brinquedos que estimulam o animal a se exercitar. Muitos pet shops oferecem ainda o serviço de “creche” para os bichos, que podem passar o dia ali brincando e até nadando.

Tendência em empreendim­entos com área de lazer, o es- paço para pets também é solução prática e eficiente para a diversão dos cachorros. A EXTO é referência em projetos que levam em conta o bem-estar dos animais, com ambientes como pet hostel e pet agility. O recém-entregue RG Domingos é um exemplo deles. Ele está localizado na região do Morumbi, ao lado da praça dos Cachorros ( João Travensolo Neto), adotada pela empresa.

O fato de estar fechado em um apartament­o não significa, necessaria­mente, que o animal esteja seguro. Telas de proteção nas janelas e na varanda são essenciais para evitar quedas. Outro item que merece atenção são as plantas, já que muitas podem causar alergia ou intoxicaçã­o, como azaleia, hortênsia e lírio da paz, entre outras.

Quem não tem quintal para deixar o pet solto também pode investir tempo no adestramen­to do cachorro. Ensiná-lo a fazer as necessidad­es no lugar certo é muito importante. Em pet shops é possível encontrar tapetes higiênicos que absorvem a urina e evitam o mau cheiro, além de caixa de areia para os gatos.

O treinament­o pode ajudá-lo a se sentir confortáve­l sozinho no apartament­o, evitando que destrua móveis ou fique latindo, o que é importante para garantir a tranquilid­ade do bicho, dos donos e dos vizinhos.

E, para assegurar a saúde dos animais, é muito importante estar atento à higiene da casa, do comedouro e do bebedouro do pet.

 ??  ?? Cachorro e gato brincam em sofá de apartament­oShutterst­ock
Cachorro e gato brincam em sofá de apartament­oShutterst­ock
 ?? EXTO/Divulgação ?? Espaço pet agility no RG Domingos
EXTO/Divulgação Espaço pet agility no RG Domingos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil