Folha de S.Paulo

Consumo de gás natural total subiu no 1º semestre

-

vatórios das usinas hidrelétri­cas, dar segurança ao sistema de energia do país e mais estabilida­de ao consumo de gás.

A demanda do setor por mais usinas térmicas está também relacionad­a ao aumento da produção de gás associado ao pré-sal (gás que é encontrado junto ao petróleo nas reservas).

Como a produção do pré-sal tem avançado a passos largos no país, há uma pressão por ampliar a demanda. No entanto, para que esse tipo de gás seja usado nas usinas, o modelo dos leilões precisaria mudar, segundo Franklin.

Hoje, as usinas térmicas operam com uma parcela fixa e uma variável —cerca de 50% da demanda é contínua ao longo do ano e os demais 50% só são acionados quan- do há falta de água.

No entanto, o gás associado ao pré-sal requer uma demanda mais contínua —o que casa com a proposta de contratar usinas que funcionem “na base”, por mais tempo ao longo do ano, e não sob esse modelo com mais flexibilid­ade.

Além da expansão da oferta de gás no país, há também uma perspectiv­a de que mudanças regulatóri­as promovidas pelo governo Michel Temer no mercado de gás natural ampliem a entrada de empresas privadas no setor —hoje dominado pela Petrobras—, segundo André Donha, sóciodiret­or da consultori­a KPMG.

“Em um médio ou longo prazo, há uma tendência de entrada de novos atores no mercado de geração termoelétr­ica”, afirmou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil