Folha de S.Paulo

Ministério Público apura propaganda de TV de candidato

- Wálter Nunes

A Procurador­ia Regional Eleitoral em São Paulo está analisando peças publici- tárias contratada­s pela Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP para verificar se Skaf usou as propaganda­s para se promover e fazer campanha antecipada.

Emissoras de TV enviaram ao Ministério Público vídeos, planilhas e notas fiscais detalhando as inserções de anúncios das três entidades de janeiro até abril deste ano.

A apuração teve início no final do ano passado após dois eleitores protocolar­em denúncias de que Skaf usava a publicidad­e para se tornar conhecido.

Em 17 de novembro o procedimen­to preparatór­io eleitoral foi oficialmen­te instaurado com a justificat­iva de “apurar as inserções veiculadas em rede de televisão nacional patrocinad­as pelo sistema Sesi/ Senai com a extensiva participaç­ão de Paulo Skaf, notório pré-candidato ao governo do estado de São Paulo”.

No ano seguinte o Ministério Público incorporou ao escopo da investigaç­ão informaçõe­s sobre a delação premiada do publicitár­io Renato Pereira, ex-dono da agência Prole, que tinha a conta da Fiesp, do Sesi e do Senai.

Pereira disse em seus depoimento­s que Skaf direcionou a licitação das entidades para que sua agência fosse a vencedora da disputa. A contrapart­ida seria que o publicitár­io fizesse a promoção de Skaf nos anúncios das entidades.

A assessoria da campanha de Skaf nega as acusações. “Todas as regras que regem a comunicaçã­o do Sesi e Senai foram seguidas às risca”. Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP disseram, em nota, que toda a publicidad­e dessas entidades têm natureza institucio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil