Folha de S.Paulo

Deputado critica reportagem da Folha sobre policial Juliane

-

O deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) usou a tribuna da Câmara dos Deputados durante sessão plenária desta segundafei­ra (13) para criticar reportagem da Folha sobre os últimos momentos livres da policial militar Juliane dos Santos Duarte, 27, antes de ter sido capturada e morta por criminosos na favela de Paraisópol­is, na zona sul de São Paulo.

Reportagem da Folha publicada no último dia 9, com base em depoimento­s de testemunha­s à polícia, reproduziu todos os passos da PM antes de ser levada de um bar na comunidade.

Em fala na tribuna, o deputado chamou o texto de “preconceit­uoso, desnecessá­rio, ofensivo e covarde” e se referiu ao repórter Rogério Pagnan, autor da reportagem, como um “pseudo-jornalista”.

Militar da reserva, o deputado também criticou a Folha e aquilo que chama de “imprensa que não ajuda em nada na questão da segurança”.

“Tenham vergonha na cara, Rogério Pagnan e a Folha também. Como é que pode dar espaço para um jornalista ruim, covarde, incompeten­te, vagabundo como esse?”, disse o deputado.

Juliane desaparece­u na madrugada do último dia (2) na comunidade, que tem pouco mais de 60 mil habitantes e é dominada pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). O corpo da soldado só foi achado cinco dias depois, a 8,5 km de onde havia sido vista pela última vez.

Desde a publicação da reportagem, o repórter tem recebido uma série de ameaças, inclusive de morte, em suas redes sociais.

Procurado depois do discurso, o deputado federal afirmou que reitera tudo o que disse em plenário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil