Folha de S.Paulo

Aventureir­o, desbravou o mundo e agregou pessoas

BERNARD DOMINIQUE OTONDO (1937-2018)

- Ricardo Hiar coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo Nascido na França, Bernard Dominique Otondo fez de sua vida uma aventura. Na infância, as ruelas de sua cidade natal, Bordeaux, eram seu campo para descoberta­s. Da época de conflitos, ele nunca esqueceu do porão, dos bombardeio­s e até das filas para pegar leite com cupons de racionamen­to.

Seu pai morreu jovem, a mãe precisou trabalhar e o garoto ficou sob os cuidados dos avós. Ingressou na Marinha anos mais tarde. Ao deixar o serviço militar e voltar para a França, resolveu ganhar o mundo. Seguiu para a África, numa curta estadia.

Certa vez, inventando o mundo numa conversa de botequim, decidiu viajar com um amigo para as Américas. De navio, chegaram a Buenos Aires, onde ganharam novas amizades. Com um deles o francês partiu para o Uruguai e depois para o Brasil.

Já em São Paulo conseguiu um emprego na fábrica da vidraria Santa Marina e conheceu a argentina Teresa, com quem se casou em 1967. Bernard fez carreira em multinacio­nais e chegou a atuar como diretor-geral no Brasil da Arcelor, do ramo do aço.

Nunca perdeu a vontade de desbravar o mundo. Viajou por muitos países num veleiro e depois de carro. Gostava muito de pegar a estrada.

A última aventura, ao lado da mulher, aconteceu em 2017, quando rodaram 17 mil quilômetro­s até o Equador para comemorar meio século de união e seus 80 anos.

Bernard tinha um espírito agregador, gostava de reunir as pessoas. Dedicou muito tempo de sua vida a pesquisas genealógic­as: queria saber onde estava a família Otondo. Com empenho, não só descobriu o paradeiro de muitos como promoveu encontros com mais de 200 parentes que localizou pelo mundo todo.

Morreu no último domingo, 12 de agosto, depois de lutar com discrição e coragem contra um longo histórico de câncer. Deixa a mulher, três filhas e seis netos.

MARIA ELVIRA SICILIANO VILLARES (ELVIRITA) Aos 85, solteira. Cemitério da Consolação.

7º DIA

MÁRIO SALAZAR GOUVÊA Nesta terça (14/8) às 18h30, Igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Itaim Bibi 1 MÊS

MARIA MARGARIDA SAMPAIO GOUVEIA Nesta quarta (15/8) ao meio-dia, Igreja Nossa Senhora do Brasil, praça Nossa Senhora do Brasil, 1, Jardim América

1 ANO

UBALDO MARQUES PORTO FILHO Nesta quarta (15/8) às 19h, Igreja Sant’Ana do Rio Vermelho, rua Guedes Cabral, 143, Rio Vermelho, Salvador (BA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil