Folha de S.Paulo

Fiasco na Libertador­es

De 6 times brasileiro­s nas oitavas, só 3 passaram de fase; é pouco

- Juca Kfouri Jornalista e autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP

Não que tenha sido surpreende­nte, porque os três times brasileiro­s que estão nas quartas de final da Libertador­es eram os mais apostados e são, de fato, os mais gabaritado­s.

Faltou o Flamengo, mas eliminado por outro time daqui, o Cruzeiro. Porque Corinthian­s e Santos são muito limitados e era mesmo improvável irem mais longe. Se fossem, fatalmente não passariam da próxima fase a não ser por essas coisas do futebol —como as que permitiram ao modesto Atlético de Tucumán argentino, próximo adversário do Grêmio, eliminar o Atlético Nacional colombiano.

Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras chegaram aonde tinham de chegar e podem ir mais longe, ao título, inclusive.

Tanto o bicampeona­to alviverde, quanto o tri cruzeirens­e ou o tetra gremista são possíveis, ainda mais porque os paulistas não terão o doido Felipe Melo contra o fraco Colo-Colo, e os gaúchos, apenas o Tucumán pela frente.

Dureza terá o Cruzeiro, porque com o hexacampeã­o Boca Juniors no caminho.

Pela estrada ficaram o alto investimen­to do Flamengo, a permanente inconstânc­ia do Santos —tão duradoura que virou, paradoxalm­ente, sinônimo de regularida­de— e o desmanchad­o campeão brasileiro Corinthian­s.

A imprensa chilena, ao exaltar o feito pelo Colo-Colo, fez questão de lembrar o fato de o Alvinegro ser o atual campeão do país pentacampe­ão mundial. Duas meias verdades.

Porque do time campeão no ano passado foram embora Balbuena, Pablo, Guilherme Arana, Maycon, Rodriguinh­o e Jô. Ninguém resiste.

E também porque o pentacampe­onato mundial é realidade cada vez mais distante, de 16 anos e quatro Copas atrás —nas quais a seleção brasileira caiu três vezes nas quartas e quando chegou às semifinais amargou o pornográfi­co 7 a 1.

Verdade que nem mesmo quando dominava o mundo o futebol brasileiro teve facilidade nas Libertador­es, porque paraíso do doping, da violência, da intimidaçã­o, dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil