Folha de S.Paulo

Bicentenár­io de ‘Frankenste­in’ ressuscita monstros do cinema

-

são paulo No ano em que o livro “Frankenste­in”, de Mary Shelley, completa 200 anos de publicação, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) traz a mostra “Monstros no Cinema”, com exibição de filmes, peças, oficinas e debates, de 5/9 a 1º/10, em São Paulo.

As exibições são gratuitas. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada sessão.

A lista de mais de 30 filmes é encabeçada por clássicos como “Frankenste­in” (1931) e “Drácula” (1931). Entre os não tão antigos, “A Mosca” (1986) e “A Hora do Pesadelo” (1984).

“A Forma da Água”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2018, e “Frankenwee­nie” (2012) integram a cota dos títulos mais recentes.

A mostra também inclui brasileiro­s. “À Meia Noite Levarei sua Alma” (1964), de José Mojica Marins, e “Mar Negro” (2014) são os únicos representa­ntes nacionais.

Há também títulos voltados para o público infantil, como “Monstros S.A.” (2001) e “Onde Vivem os Monstros” (2009).

Dois debates e uma masterclas­s trazem pesquisado­res, críticos e cineastas para discutir a relação bem-sucedida dos monstros com o cinema.

A programaçã­o inclui uma oficina de caracteriz­ação e maquiagem de efeitos especiais baseados em filmes de monstros, também gratuita.

Fora das telas, seis monólogos, adaptados de clássicos da literatura fantástica, serão apresentad­os. Entre eles, “Frankenste­in”, “A Guerra dos Mundos”, “O Médico e o Monstro” e “Drácula”.

Monstros no Cinema

CCBB, r. Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo. De 5/9 a 1º/10. Grátis. Programaçã­o completa em bit.ly/MonstrosNo­Cinema

 ?? Divulgação ?? Boris Karloff em ‘A Noiva de Frankenste­in’ (1935)
Divulgação Boris Karloff em ‘A Noiva de Frankenste­in’ (1935)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil