Folha de S.Paulo

Café da vinícola

-

Rodeada por uma bela paisagem na serra da Mantiqueir­a, a Vinícola Guaspari rompeu padrões ao fazer um vinho de qualidade no estado de São Paulo, fora de eixos consagrado­s da produção mundial. Depois do sucesso do líquido fermentado, a marca decidiu lançar o próprio blend de café —e fazer um retorno às origens da fazenda do século 19 que ocupa.

O café Guaspari é resultado de uma mistura de grãos das variedades Mundo Novo, Catuaí Vermelho e Obatã, que recebem torra média e têm aromas de caramelo e amêndoas. Depois de preparada, a bebida revela uma acidez cítrica de laranja, frutas amarelas, mel e doçura natural, com corpo denso.

A plantação de café da Guaspari se vale também das condições de solo, clima e altitude de suas videiras, em Espirito Santo do Pinhal, interior paulista. Para viabilizar a produção de vinho, a marca realizou um estudo geológico e climático da área, que permitiu um melhor aproveitam­ento do terroir.

A novidade também faz parte de um movimento de valorizaçã­o do grão produzido no Brasil, em que cafés especiais, muitas vezes de produção limitada, vêm ganhando destaque.

Essa primeira safra comercial da Guaspari rendeu cerca de 5.000 pacotes de café, disponívei­s já moídos (500 gramas, R$ 42) ou em grãos (250 gramas, R$ 36). O lote limitado pode ser comprado pelo site e também na própria vinícola, que recebe visitantes para tour e degustação dos produtos.

Além de café, a marca também produz e vende seu próprio azeite extravirge­m feito à partir da variedade arbequina, frutado e levemente picante.

/Guaspari — R. Pedro Ferrari, 300, Parque do Lago, Espírito Santo do Pinhal, São Paulo. Reservas do tour: (19) 3661-9191. loja.vinicolagu­aspari.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil