Folha de S.Paulo

Coroas de responsa

-

As novas tribos descobrira­m Santa Cecília. Mas o novo não se traduziu em extermínio das culturas ancestrais. Perto da confluênci­a das ruas Frederico Abranches e Fortunato estão três respeitáve­is representa­ntes da velha guarda ceciliana.

Fundado em 1953, na avenida Angélica, o Star City mudou-se em 1962 para a Frederico Abranches, onde está até hoje. É o rodízio de feijoada mais famoso da cidade. Por R$ 69, o cliente come o quanto quiser. Quando percebe que falta algum ingredient­e ou que o nível do feijão se aproxima da reserva, o garçom providenci­a imediatame­nte a recarga.

Se estiver lá, não deixe de ir ao balcão para se servir da batida de limão e ver de perto o lindo samovar de prata onde ela repousa.

Colado ao Star City está a Casa do Norte Luizão, com dezenas de produtos do Nordeste. No cardápio, baião de dois, escondidin­ho, arrumadinh­o e o carro-chefe, carne seca com mandioca. Nas prateleira­s, 40 tipos de cachaça nordestina­s, rapadura, farinha a granel —grossa, fina ou d’água—, queijo de coalho, requeijão...

Atravesse a esquina e você estará no Seu Zé, um típico bar paulistano, que existe desde 1978 e, há 18 anos, é comandado por José Emílio Santana Filho. O lance ali são as rodas de chorinho, que acontecem às quartas e sextas, a partir das 19h. Os grupos tocam em troca de umas cervejas e uns petiscos, já que o bar não cobra couvert.

Agora dê uns passinhos até a Barão de Tatuí para conhecer o Bar Paulo e Léo, aberto em 2002.

Não, o local não pertence a uma dupla sertaneja, mas a Paulo e Léo Soares de Albuquerqu­e (sim, este é seu nome), filho de um imigrante português que morreu aos 104 anos, em 2004. Ele era parente distante do ex-primeiromi­nistro Mario Soares, um dos fundadores do Partido Socialista português.

O bar, que é apenas uma porta com poucas mesas na calçada, surpreende pela infinidade de pratos nordestino­s. Cabrito ensopado? Tem. Galinha caipira? Tem. Buchada de bode? Tem.

“Seu Paulo, tem sarapatel?” “Ter, tem”, ele responde, “mas agora a Vigilância Sanitária não permite mais que se faça com sangue. Então a gente usa molho de tomate e colorau. Mas tem.”

/Bar Paulo e Léo. R. Barão de Tatuí, 167, tel. 99253-7530

/Bar do Seu Zé. R. Frederico Abranches, 417, tel. 3331-3733

/Casa do Norte Luizão. R. Frederico Abranches, 451, tel. 2619-7057

/Star City. R. Frederico Abranches, 453, tel. 3331-2044

 ??  ?? Casa do Norte Luizão, em Santa Cecília, que vende 40 tipos de cachaça
Casa do Norte Luizão, em Santa Cecília, que vende 40 tipos de cachaça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil