Folha de S.Paulo

Justiça eleitoral do Ceará proíbe Eunício de usar Lula em programa de TV

- Daniel Carvalho

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará proibiu o presidente do Congresso e candidato à reeleição ao Senado, Eunício Oliveira (MDBCE), de usar voz, imagens e o nome do ex-presidente Lula (PT) em seu programa eleitoral na TV. A decisão liminar ainda envolve nome, voz e imagem do também candidato ao Senado Cid Gomes (PDT-CE) e do governador Camilo Santana (PT-CE), que tenta a reeleição. Eunício ainda pode recorrer. A ação foi movida pela coligação do candidato ao governo General Theophilo (PSDB), que argumentou que Eunício utilizou em seu programa candidatos de coligação adversária, além de não ter apresentad­o janela com intérprete de libras e legenda partidária e ter mostrado cenas externas sem a presença do candidato. Como a Folha mostrou no sábado (1º), o Ceará vive situação política inusitada nestas eleições. Cid Gomes apoia o irmão Ciro Gomes (PDT) para presidente. No entanto, Ciro se refere a Eunício com termos como “picareta” e “ladrão”.

Acontece que Cid também apoia Eunício, que, apesar de ter votado pelo impeachmen­t da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), aliou-se ao governador do PT e, juntos, pedem votos para Lula.

No sábado, Eunício publicou em uma rede social foto com Fernando Haddad (PT), que deve assumir a candidatur­a presidenci­al após Lula ter sido barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral na última sexta (31).

“Seria um completo contrassen­so, uma subversão total dos valores mais elevados tutelados pelo direito eleitoral que um determinad­o partido ou coligação traísse seus próprios candidatos e passasse a suportar de forma irracional ou oportunist­a os de partido ou coligação oposta, baseado na contingenc­ial e irresistív­el popularida­de destes últimos”, argumentou o juiz José Vidal Silva Neto em sua decisão.

A assessoria do senador Eunício Oliveira ainda não se manifestou sobre eventual recurso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil