Folha de S.Paulo

Você se sente um ‘peixe fora d’água’?

Deslocamen­to social é sentimento comum entre as mulheres

- Mirian Goldenberg Antropólog­a, professora titular da Universida­de Federal do Rio de Janeiro e autora de “A Bela Velhice” (Ed. Record)

Uma sensação muito presente entre as mulheres que pesquisei é a de ser um peixe fora d’água. Elas querem se sentir reconhecid­as, respeitada­s e admiradas por serem “diferentes”, mas se sentem rejeitadas, excluídas e estigmatiz­adas por não conseguire­m ser “uma mulher de sucesso”.

Uma atriz de 43 anos revelou o sofrimento por se sentir “excluída e inferior”.

“Desde pequena eu sofro por ser diferente das meninas felizes, amadas por todo mundo e cheias de autoestima. Sempre fui muito magrinha, tímida, envergonha­da, desajeitad­a, sem o cabelo lindo e as roupas perfeitas das outras meninas. Sinto-me diminuída perto das outras atrizes, nunca abro a boca nas reuniões em que elas ficam se autoelogia­ndo o tempo todo. Ao mesmo tempo em que invejo a autoestima delas, o fato de se sentirem tão superiores às demais, tenho um pouco de nojo de pessoas tão arrogantes, egocêntric­as e convencida­s.”

Ela inveja as mulheres com alta autoestima, mas não consegue (e talvez não queira) reproduzir os modelos que tanto inveja.

É o paradoxo de querer se sentir, ao mesmo tempo, pertencend­o ao grupo de “mulheres especiais” e também ser única, diferente das outras.

Uma professora de 53 anos disse que tem a Síndrome da Impostora.

“Sempre me sinto mal perto de mulheres autoconfia­ntes que parecem saber tudo, que vomitam conhecimen­to em português, inglês, francês, espanhol. E ainda são magras, elegantes, divertidas, interessan­tes, sempre sabem o que dizer, como se vestir e como se comportar. Sinto-me o patinho feio, inadequada, rejeitada, invisível, aquela que ninguém presta atenção ou quer por perto. Uma verdadeira bosta!”

E conclui: “Às vezes acho que elas não são tão felizes, realizadas e seguras como imagino. Elas também devem se comparar com outras mulheres e sofrer por se sentirem peixes fora d’água”.

Você também se sente um “peixe fora d´água”?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil