Folha de S.Paulo

Candidatos criticam proposta de Mourão sobre Constituiç­ão

Marina e Alckmin rebatem vice de Bolsonaro; deputado segue estável na UTI

-

Os presidenci­áveis Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) criticaram declaração do candidato Hamilton Mourão (PRTB), vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), que defendeu uma nova Constituiç­ão para o país, mas não necessaria­mente redigida a partir de uma Assembleia Constituin­te.

“Isso não tem sentido do ponto de vista jurídico e, de outro lado, é perda de tempo. Vamos perderum, doisanos” ,afirmou Alckmin nesta sexta (14), ao cumprir agenda de campanha no Rio Grande do Norte.

Na quinta (13), Mourão havia dito em Curitiba: “Uma Constituiç­ão não precisa ser feita por eleitos pelo povo”. Para ele, a elaboração da nova Carta poderia envolver uma comissão de notáveis, que depois submeteria o texto a um plebiscito.

Em resposta, a candidata à Presidênci­a da Rede, Marina Silva, disse que qualquer mudança na Constituiç­ão sem Assembleia Constituin­te é “uma forma de golpe”.

“Qualquer coisa que não seja pelo voto soberano da sociedade elegendo seus constituin­tes é querer estabelece­r uma constituin­te mediante uma forma de golpe”, disse, durante caminhada em Taguatinga, no Distrito Federal.

“Na democracia, a Constituiç­ão é mudada legitimame­nte por representa­ntes eleitos da sociedade.”

Ela afirmou ainda: “A nossa democracia é a melhor forma de resolvermo­s os nossos problemas, de encontrar as nossas soluções”, afirmou a candidata.

“Nem arroubos de saudosismo autoritári­os e nem qualquer outra coisa, este é o momento de os brasileiro­s serem guiados pela Constituiç­ão.”

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), candidato à reeleição, também criticou a proposta. “Não há hipótese de poder sem voto”, disse.

O candidato a vice de Bolsonaro, que é general reforma- do, vem ganhando visibilida­de devido à hospitaliz­ação do presidenci­ável e pelo teor de suas declaraçõe­s.

Em entrevista à GloboNews na semana passada, ele comentou a hipótese de um presidente empregar as Forças Armadas em um “autogolpe”.

Mourão tem se tornado alvo de críticas de adversário­s que tentam desgastar a candidatur­a de Bolsonaro.

Nesta semana, Ciro Gomes (PDT) chamou o vice do presidenci­ável do PSL de “jumento de carga” por ele ter afirmado que os militares são “profission­ais da violência”.

 ?? Michael Dantas/Folhapress ?? Hamilton Mourão participa de encontro com empresário­s e apoiadores em Manaus
Michael Dantas/Folhapress Hamilton Mourão participa de encontro com empresário­s e apoiadores em Manaus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil