Folha de S.Paulo

Tufão chega ao norte das Filipinas com ventos de até 250 km/h

- AFP, Associated Press e Reuters Ted Aljibe/AFP

O tufão Mangkhut tocou o solo na madrugada deste sábado (15) no norte das Filipinas, varrendo a costa com ventos ciclônicos e chuvas torrenciai­s.

O Mangkhut chegou à localidade de Baggao por volta da 1h40 (14h40 de sexta em Brasília) com ventos de 205 km/h e rajadas de até 255 km/h. As autoridade­s esvaziaram diversas áreas do país e advertiram 5,2 milhões de pessoas que moram no provável caminho do fenômeno.

Mais de 13,5 mil pessoas foram transferid­as para abrigos temporário­s à medida que o tufão se aproxima das províncias de Cagayan e Isabela. Meteorolog­istas advertiram sobre o risco de ondas de até seis metros atingirem vilarejos no caminho.

As autoridade­s temem que o tufão provoque inundações e deslizamen­tos de terra. Aldeias de pescadores são muito vulnerávei­s aos ventos violentos e às enormes ondas.

Nas zonas costeiras do norte, do arquipélag­o, região que costuma ser atingida por desastres naturais, moradores já deixaram suas casas.

“Estamos com muito medo”, afirmou Delaila Pasion, que deixou sua casa. “Nas últimas chuvas de monção, nossa casa foi destruída.”

Depois de passar pelas Filipinas, o Mangkhut deve seguir em direção ao sul da China, podendo passar inclusive por Hong Kong.

 ??  ?? Filipino leva colchão para abrigo contra tufão
Filipino leva colchão para abrigo contra tufão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil