Folha de S.Paulo

São Paulo prorroga campanha para atingir meta de vacinação

Imunização contra poliomieli­te e sarampo foi estendida até o dia 29 na capital

- Natália Cancian

Sem atingir a meta de vacinar 95% das crianças entre um e cinco anos incompleto­s contra o sarampo e a poliomieli­te, a Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista decidiu, nesta sexta-feira (14), prorrogar mais uma vez a campanha de vacinação. Agora, ela irá até o dia 29 de setembro.

Até esta quinta (13), as doses da vacina de pólio tinham alcançado 92,7% do públicoalv­o e as doses da vacina SCR (tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), 92,1% das crianças —no total, foram cerca de 548 mil doses para a primeira e 545 mil para a segunda.

Entre as idades atendidas pela campanha, a única que ainda não atingiu a meta é a de crianças com um ano, segundo a secretaria —nesta faixa etária, a cobertura não chegou a 70%. As zonas com menos crianças vacinadas são o centro e a zona oeste.

O início da imunização foi antecipado pela secretaria, sob gestão Bruno Covas (PSDB), que criou um dia D extra, em 4 de agosto. A campanha nacional, definida pelo Ministério da Saúde, começou dois dias depois.

Diante da dificuldad­e de atingir metas de vacinação até 31 de agosto, na última semana da data limite a secretaria municipal começou a enviar agentes de saúde de casa em casa atrás das crianças que não haviam tomado vacina, como adiantado pela Folha.

Neste sábado (15), cerca de 80 postos estarão abertos para aplicação das vacinas. Para saber qual a unidade de vacinação mais próxima na capital paulista acesse o site Busca Saúde, digite o endereço e veja a lista dos locais indicados.

Além das unidades de saúde, as doses também serão aplicadas neste sábado em posto volante localizado no piso térreo do Santana Parque Shopping, na zona norte, das 10h às 17h.

No resto do país, após mais de 40 dias, a campanha de vacinação contra sarampo e poliomieli­te terminou na sextafeira (14) com o desafio de elevar a cobertura em 15 estados e no Distrito Federal.

Nacionalme­nte, dados do Ministério da Saúde apontam que o índice de vacinados está próximo de alcançar 95% do total de crianças de um ano a menores de cinco anos.

Abaixo desse parâmetro, apontado como meta, a pasta considera que há risco de retorno das doenças.

Balanço preliminar da pasta divulgado às 10h de sextafeira apontava que 94,2% das crianças já tinham sido vacinadas contra sarampo e 94,3% contra poliomieli­te.

Apesar de perto da meta, os dados estaduais apontam cenário heterogêne­o no país.

Até a manhã de sexta, 11 estados já tinham atingido a meta. Eram eles: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.

Entre os demais, os índices de cobertura variavam entre 79,9% e 94%. Destes, o menor índice era o do Rio de Janeiro.

Já a análise dos dados dos municípios aponta que 70% já tinham cumprido a meta.

De fevereiro até 10 de setembro, 1.673 casos de sarampo haviam sido confirmado­s no país, a maioria no Amazonas e Roraima, estados que enfrentam surtos da doença. Outros 7.812 eram investigad­os.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que análise dos dados aponta redução de casos notificado­s nas últimas semanas de agosto em comparação a meses anteriores. A situação, porém, ainda é de alerta.

O mesmo ocorre em relação à poliomieli­te. De acordo com a pasta, embora não haja circulação do vírus desde 1990 no país, o cenário preocupa diante da queda nas coberturas vacinais —o que aumenta o risco de retorno da poliomieli­te caso haja reintroduç­ão do vírus e contato com não vacinados.

Um novo balanço sobre a campanha deve ser divulgado na segunda-feira (17). Para o secretário de vigilância em saúde do ministério, Osnei Okumoto, o resultado preliminar era positivo. “Em vista da dificuldad­e que vínhamos tendo em vacinar, o resultado foi excelente por alcançar a meta e pela mobilizaçã­o que a sociedade empreendeu”, afirma.

 ?? Keiny Andrade - 28.ago.18/Folhapress ?? Criança é vacinada em São Paulo
Keiny Andrade - 28.ago.18/Folhapress Criança é vacinada em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil