Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

O mercado financeiro acionou nesta semana ex-ministros de tribunais eleitorais e advogados especialis­tas no tema para traçar os vários cenários que podem surgir depois que ficou claro que Jair Bolsonaro não se recuperará rapidament­e da facada que recebeu.

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

sinal amarelo

Representa­ntes de grandes fundos, inclusive estrangeir­os, queriam saber o que ocorreria no caso de um eventual impediment­o do candidato.

livro

Há vários cenários possíveis e os especialis­tas começaram a preparar relatórios para cada um deles.

sinais

Antes da segunda cirurgia, Bolsonaro já dava sinais preocupant­es de debilidade. Em uma ocasião, tentou fazer a barba sozinho e não conseguiu. Foi auxiliado por um profission­al.

sinais 2

O capitão reformado queria também ficar sentado mas não conseguia.

bom amigo

Criticado por alguns candidatos por suas declaraçõe­s de que a eleição “pode ser até questionad­a”, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, foi tratado com toda a deferência pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) na festa de posse de Dias Toffoli, novo presidente da corte.

fôlego

Villas Bôas ficou quase até o fim da celebração, conversand­o com ministros como Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

do mar

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, fez duras críticas ao posicionam­ento contrário da Noruega sobre a criação de um santuário de preservaçã­o das baleias no Atlântico Sul. A observação delas movimenta o turismo.

do mar 2

“Não podemos deixar os norueguese­s colocarem o dedo na nossa cara e depois virem aqui no Brasil impedir que a gente preserve as baleias”, disse ele. O país nórdico condenou mundialmen­te o desmatamen­to brasileiro em 2017.

mar vermelho

Os norueguese­s se posicionar­am a favor da volta da caça aos cetáceos durante na 67ª reunião da Comissão Baleeira Internacio­nal, que ocorreu em Florianópo­lis.

urna

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USP vai realizar uma consulta eleitoral para saber em quem os alunos da universida­de votam. Também serão realizados debates em todos os campi. A pesquisa será feita de 17 a 27 de setembro e a apuração ocorrerá no dia 28.

números

A mostra “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985”, na Pinacoteca, recebeu mais de 50 mil pessoas desde sua abertura, há um mês.

serpentina

O grupo organizado­r do Carnaval de rua de SP publicará em até 20 dias o guia de regras da edição de 2019. Serão abertas ainda as inscrições para os blocos que quiserem participar da folia.

martelo

Cerca de 50 artistas, como Dudi Maia Rosa e Iran do Espírito Santo, doaram obras para o leilão da Ação pela Democracia, que reverterá sua renda para a defesa do ex-presidente Lula. O evento será dia 30 de setembro, no Galpão VB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil