Folha de S.Paulo

UMA NOVA MOOCA

Inspirado em bairro de Miami, projeto quer ocupar antigos galpões e revitaliza­r região

-

TTransform­ar ruas com antigos prédios e galpões em uma região vibrante, com bares, restaurant­es, vida noturna agitada e arte. Esse é o objetivo de um projeto que quer revitaliza­r uma das mais tradiciona­is áreas da Mooca. A iniciativa, batizada de Distrito Mooca, partiu de José Américo Crippa Filho, o Tatá, empresário da região que participou do reality show Low Rider Brasil e é dono da lanchonete Cadillac Burguer (rua Juventus, 296). O plano, que tem o incentivo da Prefeitura de São Paulo, é inspirado em Wyniwood, bairro industrial de Miami degrado até os anos 1990 que passou por um processo de revitaliza­ção e se transformo­u em um dos pontos mais descolados na cidade.

Naquele bairro norte-americano, é possível apreciar arte a céu aberto, e não apenas em galerias, museus e ateliês. Várias paredes são pintadas ou grafitadas por diversos artistas de várias partes do mundo.

A ideia no Distrito Mooca é semelhante: atrair para as imediações da rua Borges de Figueiredo, além de novas opções gastronômi­cas, galerias de arte, estúdios de tatuagem, lojas e barbearias.

Nascido e criado no bairro, Tatá iniciou o projeto há dois anos com a missão de encontrar investidor­es e empreended­ores para a região, promovendo a ocupação de galpões industriai­s abandonado­s próximos aos trimeio lhos do trem da Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos (CPTM). Para atrair investidor­es e frequentad­ores, ele aposta na geografia do local, com ruas planas e largas, além do fácil acesso ao transporte público, principalm­ente trem e metrô —o bairro é servido pela estação Bresser-Mooca da linha 3-vermelha.

Assim como o Wyniwood, o Distrito Mooca também terá obras de arte a céu aberto. O bairro deve fazer parte do Museu de Arte de Rua, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura para levar grafite para enfeitar diversas áreas da cidade. A escolha dos grafiteiro­s acontece por de edital e da avaliação de artistas, críticos e especialis­tas.

Próximo ao Distrito Mooca está um estabeleci­mento que mostra bem essa nova cara do tradiciona­l bairro paulistano. O espaço Nos Trilhos (rua Visconde de Parnaíba, 1.253, ao lado do Museu da Imigração) ocupa um antigo pátio de manobras de trens, onde veículos do século 20 são restaurado­s. São desenvolvi­das atividades artísticas, culturais e baladas. O local possui uma Maria Fumaça de 1922, diversos vagões espalhados pelo pátio e tem parte do seu terreno sob o viaduto Alcântara Machado.

 ?? Fotos Johnny Mazzilli/Estúdio Folha ??
Fotos Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
 ??  ??
 ??  ?? Da esq. para a dir., um dos galpões do “Distrito Mooca”; fachada do estúdio de tatuagem Paint Black Tattoo
Da esq. para a dir., um dos galpões do “Distrito Mooca”; fachada do estúdio de tatuagem Paint Black Tattoo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil