Folha de S.Paulo

Coleção traz filme de Hitchcock ambientado no Rio

- Cristiane Martins

A habilidade do diretor britânico Alfred Hitchcock de incorporar espionagem e romance a sua estética cinematogr­áfica é apresentad­a ao leitor no nono volume da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema, que chega às bancas em 23 de setembro.

Para os cineastas e críticos Claude Chabrol e Eric Rohmer, “Interlúdio” é uma mistura de concretude extrema e esquematis­mo.

É capaz de triturar “demoradame­nte a massa maleável, e rica em recursos infinitos, de seus intérprete­s” e trazer, por outro lado, roteiro e decupagem com a “simplicida­de de um teorema”.

O longa de 1946, ambientado no Rio de Janeiro por causa da política de boa vizinhança dos EUA à época, envolve um grupo de exilados nazistas, agentes secretos americanos e uma mulher dúbia como as personagen­s femininas de Hitchcock.

Alicia (Ingrid Bergman), filha de um americano condenado à prisão por ter colaborado com o regime de Hitler, é levada a cooperar com o trabalho de espionagem dos Estados Unidos indo ao Rio. Lá, ela, que viria a ser infiltrada em um grupo de nazistas no Brasil, e o agente secreto americano Devlin (Cary Grant) acabam se apaixonand­o.

O filme apresenta a famosa cena de beijo entre Cary Grant e Ingrid Bergman, em que o casal transgride com sagacidade a regra de duração de beijos na tela (três segundos).

A ideia veio a Hitchcock, morto em 1980, aos 81, anos antes, quando viu do trem uma garota que não deixou de segurar o braço do amado mesmo enquanto ele urinava.

“O romance não deve ser interrompi­do”, disse, em entrevista citada no livro que acompanha o DVD do nono volume da Coleção Folha.

O diretor, cuja obra é tema de exposição até 21 de outubro no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, assinou mais de 40 filmes, entre eles “Psicose”, de 1961, e “Os Pássaros”, de 1963. Era conhecido pelas suas obsessões, como loiras, assassinat­os, romances idealizado­s e o humor a partir do terror.

 ?? Divulgação ?? Cary Grant e Ingrid Bergman em cena de ‘Interlúdio’, de Alfred Hitchcock, tema da coleção Grandes Diretores
Divulgação Cary Grant e Ingrid Bergman em cena de ‘Interlúdio’, de Alfred Hitchcock, tema da coleção Grandes Diretores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil