Folha de S.Paulo

Cafés da manhã de SP ganham brasilidad­es

Casas paulistana­s reforçam café da manhã com itens nacionais

- Marília Miragaia

Na comida da manhã no Brasil, ensina o estudioso Câmara Cascudo (1898-1986), o pão “comparecia nas cidades e não [era] muito regular nas refeições modestas”. Reinavam itens locais, como “leite com cuscuz ou cuscuz com leite de coco” e paçoca, banana, mingau ... “O café é ligado a ingredient­es de sustança, vindos da nossa cultura rural. Herdamos esses elementos hoje”, explica Paulo Machado, pesquisado­r do instituto homônimo. Não é que rapadura, cuscuz e tapioca começam a abocanhar café continenta­l?

E,é claro, tem também quem queira dedicar mais fôlego ao Brasil. Caso dachef Heloisa Bacellar, que lança o projeto Cafés da Manhã do Brasil no Lá da Venda.

Nele, a chef vai passear por uma região do país a cada dois meses —a começar pelo Nordeste, resgatando as manhãs de infância que passava na Paraíba, quando via chegar “bacias fartas de caju” direto da fazenda.

Quem estiver com desejos de relembrar ares mineiros pode comparecer ao Kitanda Brasil, da chef Tanea Romão, a partir do dia 12 de outubro. Lá, ela vai resgatar em uma grande mesa “aquela coisa aconchegan­te de casa”, com biscoito de polvilho frito, geleias e outros itens feitos na hora, como mingau de fubá e viradinho de banana.

Uma bela homenagem ao quebra-torto, como se costuma chamar o café da manhã típico do Pantanal, explica Paulo Machado.

 ?? ANA BACELLAR/DIVULGAÇÃO ?? Projeto Cafés da Manhã do Brasil, do Lá da Venda
ANA BACELLAR/DIVULGAÇÃO Projeto Cafés da Manhã do Brasil, do Lá da Venda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil