Folha de S.Paulo

Saúde & beleza X Medicina de alta complexida­de

-

O interesse pelo Brasil em geral como destino de turismo de saúde começou pela estética: o país é famoso por seus cirurgiões plásticos e tratamento­s dermatológ­icos.

A procura continua mas, hoje, perde para especialid­ades da medicina de alta complexida­de.

Dono um banco de dados com mais de 3.000 pacientes estrangeir­os, o oncologist­a clínico Frederico Costa, do Hospital Sírio-Libanês, diz que essas pessoas procuram as instituiçõ­es médicas da cidade por duas motivações: não encontram solução para seu problema no país de origem ou querem uma segunda opinião de profission­ais reconhecid­os internacio­nalmente.

A medicina avançada praticada na capital colocou o país no 22º lugar do ranking de turismo médico, elaborado pelo IHRC (Centro Internacio­nal de Pesquisa em Cuidados de Saúde, na sigla em inglês) e a Associação de Turismo Médico, instituiçã­o estrangeir­a sem fins lucrativos.

A associação brasileira, Abratus, está trabalhand­o para melhorar a posição no ranking. A meta da atual gestão é chegar aos 2 milhões de turistas de saúde por ano até 2030. Para isso, iniciou um trabalho de levantamen­to de números mais abrangente­s, já que há poucos dados oficiais consolidad­os, e programas de formação da cadeia de fornecedor­es para receber este perfil de visitante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil