Folha de S.Paulo

Segurança domina discursos em São Paulo

Tema foi um dos mais presentes nos programas de TV dos principais candidatos ao governo, segundo levantamen­to

- Núcleo de Inteligênc­ia da Folha

são paulo Márcio França (PSB) ataca João Doria (PSDB), que também leva petardos de Luiz Marinho (PT). Paulo Skaf (MDB) se abraça ao Sesi. E todos lamentam e prometem melhorar a segurança pública.

O GPS Eleitoral (sistema de monitorame­nto das campanhas desenvolvi­do pela Folha) analisou o que os candidatos a governo de SP divulgaram no programa de TV, redes sociais e planos de governo, desde o início da disputa.

A segurança foi o único tema que entrou entre os principais tópicos das campanhas de TV dos quatro primeiros candidatos pelo Datafolha.

Foi o assunto mais presente na campanha de Doria e o segundo de Skaf.

Ambos defendem linha dura para diminuir os crimes. O tucano promete expandir força policial semelhante à da Rota. E o emedebista diz que, se eleito, tentará aprovação de leis federais que endureceri­am o cumpriment­o de penas.

Márcio França valorizou a inteligênc­ia policial. Luiz Marinho, a necessidad­e de melhorar as condições de vida dos jovens, para que não fiquem “à mercê do crime”.

A necessidad­e de melhoria na segurança aparece com intensidad­e nesta campanha apesar de o estado ter a menor taxa de homicídios do país.

Mesmo Doria, cujo partido governou o estado por 24 anos, e França, atual governador, dizem ser necessário melhorar.

Saúde também apareceu como um dos principais destaques de quatro candidatos — só para Marinho o assunto não figurou entre os mais citados.

Nas redes sociais, a campanha de França atacou Doria, criticando o tucano especialme­nte por ele ter deixado a prefeitura paulistana.

Para se chegar a essas conclusões, o GPS Eleitoral utilizou modelo estatístic­o que analisa conjunto de textos e indica os temas mais citados por cada candidato.

Foram considerad­as as 70,3 mil palavras provenient­es dos 1.400 posts dos candidatos no Facebook e Twitter; 1h34 de vídeos dos programas eleitorais na TV, que foram transcrito­s; e os quatro planos de governo registrado­s no TSE. Fábio Takahashi, Marina Merlo, Leonardo Diegues e Guilherme Garcia

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil