Folha de S.Paulo

Tufão Mangkhut atinge China após matar 64 nas Filipinas

- Associated Press

O tufão Mangkhut atingiu o sul da China neste domingo (16), matando duas pessoas após deixar 64 mortos e dezenas de desapareci­dos nas Filipinas, onde fortes ventos e chuvas provocaram deslizamen­tos de terra.

Centenas de voos foram cancelados na região e todos os serviços de trem foram suspensos. Mais de 2,4 milhões de pessoas foram retiradas de casa na província de Guangdong, sul da China, e quase 50 mil barcos de pesca foram chamados de volta ao porto.

A emissora RTHK de Hong Kong citou especialis­tas dizendo que o Mangkhut deve ser o mais forte tufão na cidade em décadas. Em Guangdong, o índice de chuvas chegou a 3 metros, segundo a emissora estatal CCTV.

Quinze pessoas ficaram feridas em Macau, que fechou seus cassinos pela primeira vez. O Observatór­io de Hong Kong alertou as pessoas para ficarem longe do porto de Vitória, atingido por fortes tempestade­s. Na manhã deste domingo, os ventos do tufão chegaram a 190 km/h.

O Mangkhut , maior tufão a atingir as Filipinas neste ano —e a 15ª tempestade tropical—, chegou à costa antes do amanhecer do sábado na província de Cagayan, na ponta nordeste da ilha de Luzon, região de planícies de arroz e províncias montanhosa­s com histórico de deslizamen­tos.

Os ventos chegaram a 250 km/h, e as chuvas fortes causaram deslizamen­tos e destruíram casas. Em 2013, o tufão Haiyan deixou mais de 7.300 mortos e desapareci­das e desalojou 5 milhões no país.

 ?? Mao Siqian/Xinhua ?? Transeunte­s tentam caminhar em Shenzhen (China) durante a passagem do tufão Mangkhut, com ventos de 162 km/h; Macau e Hong Kong também foram atingidos domingo
Mao Siqian/Xinhua Transeunte­s tentam caminhar em Shenzhen (China) durante a passagem do tufão Mangkhut, com ventos de 162 km/h; Macau e Hong Kong também foram atingidos domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil