Folha de S.Paulo

Um polo de saúde a serviço do paciente oncológico

Centro Oncológico da BP oferece avaliação multidisci­plinar em até duas semanas e plano de tratamento totalmente integrado

-

Adescobert­a de um câncer é sempre um momento de muita angústia e incerteza. Até mesmo a decisão de que tipo de médico deve ser consultado acaba sendo uma escolha bastante complexa, afinal essa é uma área da Medicina que vem oferecendo opções de tratamento cada vez mais personaliz­adas. Por isso, saber que existe um lugar com profission­ais atualizado­s e capazes de oferecer o melhor cuidado, de forma organizada e integrada, faz toda a diferença para quem recebe um diagnóstic­o de câncer. Esse é um dos grandes diferencia­is do Centro Oncológico da BP-A Beneficênc­ia Portuguesa de São Paulo. Desde o primeiro momento, cada paciente é avaliado e acompanhad­o por profission­ais de diferentes especialid­ades, que trabalham de maneira coordenada para oferecer um atendiment­o mais personaliz­ado. Essa atenção, aliada à alta tecnologia, resulta em melhor qualidade de vida e maiores chances de cura.

Nesse cuidado integrado, realizado em um único local, o diagnóstic­o e o tratamento ocorrem com mais agilidade e eficácia. No Centro Oncológico da BP, em até duas semanas o paciente obtém a sua avaliação completa, incluindo o perfil molecular do câncer –uma das formas mais modernas de diagnóstic­o e tratamento. O plano de cuidado é desenhado sempre com o paciente como protagonis­ta e ele tem suas necessidad­es solucionad­as individual­mente.

Para discutir cada caso, dos mais simples aos mais complexos, os profission­ais envolvidos têm reuniões diárias, chamadas de

tumor boards. Além dos médicos, participam do cuidado do paciente enfermeiro­s, fisioterap­eutas, psicólogos, dentistas e nutricioni­stas, entre outros profission­ais. Eles trocam informaçõe­s e atuam de forma conjunta para definir, com rapidez, a melhor estratégia.

“No Centro Oncológico da BP, tudo é focado no paciente. Os profission­ais trabalham de forma integrada para o seu cuidado. Esseéo modelo de maiorsu cessonas instituiçõ­es depont aforado País, eé aba sede todo o nosso cuidado aqui na BP”, afirma o oncologist­a William Nassib William Junior, diretor médico de Oncologia Clínica e Hematologi­a do Centro Oncológico da BP.

Depois de 11 anos de atuação no MD Anderson Cancer Center, em Houston (EUA), referência mundial em Oncologia e prevenção do câncer, William se juntou aos médicos Antonio Carlos Buzaid e Fernando Cotait Maluf, diretores do Centro Oncológico da BP, para oferecer o melhor modelo de combate ao câncer, de forma totalmente personaliz­ada. Nesse conceito, o paciente recebe os cuidados de uma equipe multidisci­plinar, que atua em conjunto com cirurgiões, radioterap­eutas e oncologist­as clínicos, todos do próprio centro.

Sem tempo a perder

Na jornada de um paciente oncológico, o diagnóstic­o pre- ciso é crucial para determinar a modalidade do tratamento. A BP conta com um grupo de Patologia de ponta, além de uma equipe de diagnóstic­o por imagem especializ­ada em Oncologia. Com agilidade, esse time integrado determina a classifica­ção e a extensão da doença, que são os principais parâmetros de que os oncologist­as clínicos necessitam para determinar o plano de tratamento. Essas informaçõe­s definem se o paciente é candidato a cirurgia, radioterap­ia ou quimiotera­pia.

Esses tratamento­s também podem ser feitos de maneira combinada. Isso requer um time absolutame­nte integrado e focado em oferecer a melhor solução para o paciente. “Buscar cada um dos profission­ais em locais e momentos diferentes pode demorar de um a dois meses, o que, em alguns casos, já é tempo suficiente para o tumor passar de um estágio inicial para outro mais avançado, diminuindo as chances de tratamento e cura”, explica William.

Estudos mostram que um tratamento de cuidado integrado diminui, por exemplo, o número de cirurgias desnecessá­rias, leva a uma melhor seleção de opções de tratamento­s mais eficazes e pode aumentar a sobrevida do paciente. Nesse contexto, há também a tecnologia avançada incorporad­a às cirurgias, melhorando as respostas e a reabilitaç­ão.

O BP Mirante, hospital premium da BP, iniciou um programa de cirurgia robótica que dispõe da versão mais moderna de robô cirúrgico em atuação no mundo, além de oferecer de forma mais ampla a cirurgia laparoscóp­ica minimament­e invasiva.

“Como um centro de ponta, temos medicina diagnóstic­a, clínicas de consultóri­os e hospitais –todos dentro da estrutura da BP. Conseguimo­s oferecer o suporte das mais novas tecnologia­s disponívei­s, desde o diagnóstic­o até o tratamento final”, afirma Gustavo Cardoso Guimarães, coordenado­r-geral do Projeto Cirúrgico Oncológico e especialis­ta do Núcleo de Uro-Oncologia Cirúrgica do Centro Oncológico da BP.

Referência nacional em cirurgia pélvica, Guimarães coordena uma equipe de 47 médicos titulares e cerca de 230 cirurgiões auxiliares, de diversas especialid­ades, para tratar múltiplos tumores.

 ??  ??
 ?? Keiny Andrade/Estúdio Folha ?? William Nassib William Junior, diretor médico de Oncologia Clínica e Hematologi­a do Centro Oncológico da BP
Keiny Andrade/Estúdio Folha William Nassib William Junior, diretor médico de Oncologia Clínica e Hematologi­a do Centro Oncológico da BP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil