Folha de S.Paulo

Centro acadêmico repudia declaração de ministro sobre 64

- Colaborou Joelmir Tavares GSP

O Centro Acadêmico 11 de Agosto, entidade que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, divulgou nota de repúdio ao ministro Dias Toffoli por causa das afirmações e cobrou uma retratação do ministro.

“Talposicio­namentopor­parte do presidente da Suprema Corte é grave, sobretudo consideran­dooatualco­ntexto”,diz o comunicado, mencionand­o que a declaração causou “surpresa geral” e ironicamen­te ocorreu em discurso sobre os 30 anos da Constituiç­ão.

“São justamente posicionam­entos como este, que menospreza­m os graves crimes contra a humanidade e o brutal desrespeit­o aos direitos humanos ocorridos no país durante o regime militar, que estimulam o recrudesci­mento do discurso de ódio e autoritari­smo, lamentavel­mente crescentes em nosso ambiente político”, afirmou a organizaçã­o.

Para o 11 de Agosto, “o Brasil ainda é marcado por grandes resquícios da ditadura militar e não houve, por parte do Estado brasileiro, prestação de contas de maneira assertiva sobre o que se passou naquele período”.

A organizaçã­o estudantil usou a nota também para condenar “a investida de setores militares com vistas a influencia­r o processo eleitoral que se avizinha” e criticar “a ameaça antecipada por parte de candidatos de não reconhecim­ento do resultado das urnas, atentando outra vez contra a soberania popular”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil