Folha de S.Paulo

Confiança em Trump é baixa em 25 países

- Danielle Brant

Sete em dez entrevista­dos de 25 países não confiam em Donald Trump para fazer a coisa certa no que diz respeito às principais questões globais, e só três acham o presidente melhor que o democrata Barack Obama, mostra pesquisa do Centro de Pesquisa Pew divulgada nesta segunda-feira (1º).

A confiança no republican­o é a mais baixa entre cinco líderes mundiais —a comparação foi feita com a alemã Angela Merkel, o francês Emmanuel Macron, o chinês Xi Jinping e o russo Vladimir Putin. Merkel derrota todos, com 68%.

E é na Alemanha que o presidente americano tem um dos mais baixos avais: só 10% confiam nele. É também na Alemanha que três em cada quatro acham que os EUA estão fazendo menos para enfrentar os problemas globais.

Na França de Macron, só 9% confiam em Trump. O americano também não recebe avaliação muito positiva dos brasileiro­s: 78% não confiam em que ele vá fazer o melhor para o mundo.

Para 59% dos brasileiro­s, os EUA estão fazendo o mesmo que antes de Trump assumir para enfrentar os principais problemas mundiais. O patamar está acima da mediana dos 25 países.

Em sua campanha presidenci­al, o republican­o adotou o slogan “América Primeiro”. A pesquisa reflete essa postura: a maioria dos entrevista­dos (70%) não acha que o governo americano leva em conta o interesse dos outros países ao tomar suas decisões.

No caso brasileiro, 58% acham que os EUA não consideram muito —ou nada— o país ao adotar políticas. De uma maneira geral, a imagem dos EUA no exterior continua arranhada. As opiniões favoráveis estão em patamares bem inferiores aos registrado­s no final do mandato de Obama, indica a pesquisa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil