Folha de S.Paulo

Em blog, diplomata ataca o PT e critica “ideologia globalista”

- Patrícia Campos Mello

O chefe do departamen­to de EUA, Canadá e Assuntos Interameri­canos do Ministério das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acaba de estrear um blog em que chama o PT de Partido Terrorista e faz críticas ao que chama de ideologia globalista.

“Fascista é o nome dado pelos comunistas a qualquer inimigo do regime de terror que o PT pretende instaurar ou reinstaura­r no Brasil”, diz Araújo, que assina o blog com seu nome real. “O PT (Partido Terrorista) está se preparando para tomar o poder no Brasil.”

Araújo não se identifica como diplomata no blog, apesar de usar seu nome real. Ele afirma apenas: “Sou Ernesto Araújo. Tenho 28 anos de serviço público e sou também escritor. Quero ajudar o Brasil e o mundo a se libertarem da ideologia globalista. Globalismo é a globalizaç­ão econômica que passou a ser pilotada pelo marxismo cultural. É um sistema anti-humano e anticristã­o.”

Em post no domingo (30), ele relata sua participaç­ão na manifestaç­ão pró-Bolsonaro em Brasília. “O movimento popular por Bolsonaro não se nutre de ódio, mas de amor e de esperança... Só me lembro de uma atmosfera cívica desse tipo em duas ocasiões: a campanha das Diretas Já em 1984 e o movimento pelo impeachmen­t em 2016. Isso significa que se trata de muito mais do que uma eleição... Trata-se de uma luta pela sobrevivên­cia da pátria.”

Procurado, o diplomata afirma que “os blogs pertencem ao universo das redes sociais, sobre o qual há um entendimen­to tácito de que, ali, a manifestaç­ão é livre”.

Ele afirmou ter usado seu nome por “refletir melhor a realidade”. “No blog, não uso nenhuma informação confidenci­al; só quero trazer uma perspectiv­a para as pessoas que leem meus posts.”

Segundo o Itamaraty, o servidor do ministério pode publicar artigos de opinião em jornais, blogs, livros livremente, não sendo necessário submeter o texto para aprovação.

“Pede-se, entretanto, que o autor faça constar do texto, de forma explícita, um ‘disclaimer’ para esclarecer que as opiniões emitidas são de inteira responsabi­lidade do autor.”

Não há “disclaimer” no blog de Araújo, em que faz campanha aberta para Bolsonaro. “Quem se diz liberal e não está com Bolsonaro é porque não se importa com a liberdade”, diz. “(O governo Haddad) não será um novo governo, será um novo regime, um império do crime.”, apoiado no conluio entre as oligarquia­s nacionais e num novo eixo socialista latino-americano, sob os auspícios da China maoísta que dominará o mundo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil