Folha de S.Paulo

Marcos de Castro foi leal até com a língua portuguesa

- Paulo Gomes coluna.obituario@grupofolha.com.br

“É comunista ou corrupto?”, perguntou o militar, na ditadura, a um amigo de Marcos de Castro, então preso —o amigo apelava por sua soltura. Marcos era de esquerda. “Ruim”, retrucou o militar. “Se fosse corrupto era mais fácil de soltar.”

O jornalista era um alvo por escrever artigos contra a ditadura, mas não integrou movimentos considerad­os terrorista­s. Era fiador de Fernando Gabeira, então membro do MR8, e isso bastou.

Prezava por lealdade. Certa vez disse a um dos filhos: “Meu filhos, um homem não pode nem furar greve, nem ser dedo duro”.

Outra convicção marcante que tinha era contra estran- geirismos. Quando perguntado se o nome da filha Luísa era com z ou s, e se tinha acento, respondia “da forma como é no Brasil. Em Portugal essa pergunta é inaceitáve­l”.

Nascido em Uberaba (MG), Marcos cresceu em um ambiente efervescen­te. O pai organizava encontros com muito samba e discussões políticas na casa da família —prática que ele replicaria—, e a mãe tinha uma vasta biblioteca.

Cursou letras no Rio e fez carreira no Jornal do Brasil, onde entrou como revisor. Chegou a ser editor de esportes graças ao rigor na linguagem, combatendo lugares comuns. Mas durou pouco como chefe: assim que foi orientado a demitir alguém, recusou.

Durante 20 anos, foi leitor para cegos no Instituto Benjamin Constant. Só a família sabia. Não achava que solidaried­ade era para se capitaliza­r.

Morreu no último dia 22, aos 83. Foi enterrado com a bandeira do Flamengo e sob o canto do hino, o que ele dizia que seria seu maior momento como flamenguis­ta. Deixa a mulher Helga, os filhos Emanuel, Luísa, Lúcio e Mateus, e dois netos.

7ºDIA

LÉA MARIA DA ROCHA Nesta quarta (3) às 18h, Igreja N. S. Mãe do Salvador (Cruz Torta), av. Fred. Hermann Jr, 105, Alto de Pinheiros.

1º ANO

TAINAH LOUIZE DE PAULA FERREIRA Nesta terça (2) às 19h, Igreja Santa Edwiges, av. Cupecê, 5.205, Jardim Miriam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil