Folha de S.Paulo

Filme mostra passagem de Garrincha pelo Corinthian­s

-

Se Garrincha não conquistou títulos para o Corinthian­s em sua curta passagem pelo clube, pelo menos deixou de herança para a torcida o apelido de “Timão”, gritado pelos torcedores em todos os jogos da equipe.

Essa história e muitas outras sobre a passagem do atacante bicampeão mundial com a seleção brasileira pelo Corinthian­s estão presentes no documentár­io “Garrincha no Timão” uma das atrações do Cinefoot, festival de cinema de futebol que acontece até quarta (3), no Museu do Futebol, no Pacaembu.

O documentár­io, dirigido pelos jornalista­s Helvidio Mattos e Rafael Valente, será exibido nesta terça (2), às 19h.

Nele, a história é contada com depoimento­s de Elza Soares, dos jornalista­s José Trajano, Juarez Soares, José Maria de Aquino e Celso Unzelte, do técnico José Teixeira (morto neste ano) e de ex-jogadores.

Garrincha chegou ao Corinthian­s em 1966, quando jogador e clube estavam em baixa e tentavam se reerguer.

O consenso era que a última atuação brilhante dele fora na decisão do Estadual do Rio de Janeiro de 1962, quando o Botafogo derrotou o Flamengo.

“A história desse casamento entre Garrincha e Corinthian­s permaneceu um mistério devido à escassez de informaçõe­s. Como foi a passagem do Mané pelo clube? Por que durou um ano e apenas 13 jogos? As respostas estão no documentár­io”, disse Valente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil