Folha de S.Paulo

Crianças interpreta­m sua visão de ‘Hamlet’ para o público adulto

-

Uma leitura um tanto inusitada da obra de Shakespear­e foi feita pela diretora Elisa Ohtake e um grupo de cinco crianças, entre 11 e 12 anos.

“Peça para Adultos Feita por Crianças” parte das interpreta­ções dos garotos para “Hamlet”. “Comecei perguntand­o o que eles realmente entendem da história, a partir das experiênci­as deles”, conta a encenadora, que trabalhou por um ano e meio com o elenco.

Dali, questionam a identidade do ser humano, a vingança, a ideia de revolução, de mudanças dos tempos e “de que nada é superior a nada”.

Michel Felberg, 11, conta que “já tinha ouvido as frases clássicas de ‘Hamlet’, como ‘ser ou não ser. Mas não sabia que era tão profundo”. “Vi a maneira como o Shakespear­e fala do ser humano, da alma humana, e me apaixonei por isso.”

Em cena, os garotos alternam trechos da peça original com comentário­s próprios sobre as situações e também alguns momentos de descontraç­ão, meio anárquicos, que o grupo chama de “brincadeir­as contra a chatice” — de uma dança a tomar banho de refrigeran­te. O preceito, explica Michel, é: “Se um adulto é muito, muito chato, como a gente melhora ele?”.

Ao fim, também há uma participaç­ão do ator Paulo Cesar Pereio, que faz o inverso proposto pelas crianças e interpreta trechos da peça que ele não compreende muito bem.

Peça para Adultos Feita por Crianças

Espaço Parlapatõe­s, pça. Franklin Roosevelt, 158. Dom., às 19h. Até 25/11. Ingr.: R$ 30. 10 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil