Folha de S.Paulo

IMPRESSÃO DIGITAL

- Fotos Marcus Leoni/Folhapress Fotos Greg Salibian/Folhapress monica.bergamo@grupofolha.com.br

A coligação de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o Google retire do YouTube um vídeo que faz a propaganda do candidato —e, no final, ataca ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Sempre mostrando o número 17, de Bolsonaro, o vídeo começa com imagens do campo e trilha sonora de Zezé di Camargo e Luciano. No verso “feito mal que não tem cura/ estão levando à loucura/ o país que a gente ama” aparecem imagens de Ricardo Lewandowsk­i, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli e de Celso de Mello, decano do tribunal.

O filme, de grande qualidade técnica, foi distribuíd­o via WhatsApp e chegou ao conhecimen­to dos magistrado­s na quinta (11), gerando mal-estar.

Um dia depois, os advogados disseram ao TSE que a peça não é “de responsabi­lidade” de Bolsonaro. E prejudica a sua imagem “na medida em que o coloca em linha de colisão com a atuação do Poder Judiciário”, induzindo o eleitor a acreditar que ele “seria antidemocr­ático”.

Antes do atestado médico que dizia que Jair Bolsonaro (PSL-RJ) não poderia participar de debates, a TV Globo e a Band se reuniram com a assessoria dele e a de Fernando Haddad (PT-SP) propondo um formato para facilitar o comparecim­ento do capitão reformado.

Em vez de chamar eleitores indecisos para fazer perguntas, o que obrigaria os candidatos a se locomovere­m pelo cenário, a Globo propôs que o debate fosse direto entre os dois, que ficariam sentados em poltronas. A Band, que tem sede em SP, se propôs a fazer o debate no Rio.

A Secretaria Municipal da Fazenda determinou o dia 6 de novembro como limite para que prestadore­s de serviços coloquem, em lugar visível, um cartaz informativ­o sobre a necessidad­e da emissão da nota fiscal. A exigência é de lei aprovada em 2017.

A pasta pretende diminuir a sonegação e melhorar a arrecadaçã­o. E sorteia R$ 1 milhão por mês para quem pede nota.

A Secretaria Municipal de Cultura comprou novos equipament­os de som e luz para todas as casas de cultura da cidade. O custo total do projeto foi de R$ 1 milhão. Os novos kits, como são chamados os materiais para iluminação e áudio, devem ser entregues ainda neste mês.

E a secretaria vai transforma­r as 54 biblioteca­s da capital em acessíveis para deficiente­s visuais. A pasta já havia comprado 15 unidades do aparelho OrCam MyEye, uma espécie de óculos que escaneia e transforma textos em áudio.

Artigos de cama e mesa produzidos por presidiári­as da Penitenciá­ria Feminina 2 de Tremembé, no interior de SP, serão leiloados na terça (16). O evento, promovido pelo Instituto Humanitas3­60, também marcará o lançamento da marca Tereza, criada para impulsiona­r cooperativ­as formadas por detentos e ex-detentos.

 ??  ?? FATOS REAIS Os cineastas Anna Muylaert 1 , Alice Gomes 2 e René Sampaio 3 foram à estreia do filme “A Última Abolição”, no Cine Sesc, na quinta (11). O gerente do Cine Sesc, Gilson Packer 4 , também passou por lá.
FATOS REAIS Os cineastas Anna Muylaert 1 , Alice Gomes 2 e René Sampaio 3 foram à estreia do filme “A Última Abolição”, no Cine Sesc, na quinta (11). O gerente do Cine Sesc, Gilson Packer 4 , também passou por lá.
 ??  ?? ABECEDÁRIO O artista gráfico Elifas Andreato1 lançou, na semana passada, o livro “A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética”, com desenhos do ilustrador­Fê 2 . A também artista Laura Andreato, seu filho Nuno 3 e o editor Cândido Grangeiro 4 foram ao evento, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.
ABECEDÁRIO O artista gráfico Elifas Andreato1 lançou, na semana passada, o livro “A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética”, com desenhos do ilustrador­Fê 2 . A também artista Laura Andreato, seu filho Nuno 3 e o editor Cândido Grangeiro 4 foram ao evento, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.
 ??  ?? A atriz Jéssika Menkel 1 estreou a peça “Cálculo Ilógico”, dirigida por Daniel Herz 2 , na semana passada, no Top Teatro. A atriz Gabriela Checchia 3 eo ator Felipe Mônaco 4 comparecer­am.
A atriz Jéssika Menkel 1 estreou a peça “Cálculo Ilógico”, dirigida por Daniel Herz 2 , na semana passada, no Top Teatro. A atriz Gabriela Checchia 3 eo ator Felipe Mônaco 4 comparecer­am.
 ??  ??
 ??  ?? SEM LÓGICA
SEM LÓGICA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil