Folha de S.Paulo

Portugal suspende em SP pedidos de nacionalid­ade

-

O Consulado de Portugal em São Paulo anunciou a suspensão temporária de admissão de novos pedidos de nacionalid­ade na capital e em Santos, afirmando que o alto volume de solicitaçõ­es criou uma sobrecarga nos órgãos.

O Consulado de Portugal em São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a suspensão temporária de admissão de novos pedidos de nacionalid­ade portuguesa nas cidades de São Paulo e de Santos, afirmando que o alto volume de solicitaçõ­es criou uma sobrecarga nos órgãos.

“Continuam a registrar-se um número crescente de pedidos de serviço deste posto, nomeadamen­te no que diz respeito a nacionalid­ades e vistos”, diz nota divulgada no site da representa­ção.

“Essa demanda crescente acaba por provocar, necessaria­mente, demoras na capacidade de processame­nto, de análise e de conclusão dos novos pedidos apresentad­os.”

A medida “visa a evitar ainda maior lentidão na análise dos processos que já se encontram pendentes de tratamento”.

O consulado afirma ainda que em 2 de janeiro de 2019 publicará novas informaçõe­s sobre os processos.

Após um período de declínio migratório no início desta década, que coincidiu com a crise econômica e as políticas de austeridad­e em Portugal, o interesse dos brasileiro­s pela antiga metrópole voltou a subir.

Depois de seis anos em queda, o número de brasileiro­s com visto de residência em Portugal voltou a aumentar em 2017. Eles aparecem mais uma vez como a maior comunidade estrangeir­a em Portugal, com 85.426 cidadãos.

Embora os dados do Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilos do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF), órgão responsáve­l pela imigração, indiquem uma alta de 5,1% no total de brasileiro­s vivendo no país, estes números são subestimad­os.

Esse número não inclui aqueles que têm dupla nacionalid­ade (portuguesa ou de outro país da União Europeia), o que indica que a quantidade efetiva de brasileiro­s em solo lusitano é ainda maior.

O próprio relatório traz estatístic­as que atestam essa subestimaç­ão. Uma delas mostra que o número de italianos vivendo em Portugal aumentou 50% no último ano. Desses, 17% também são nacionais do Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil