Folha de S.Paulo

Receita vai premiar empresas boas pagadoras de impostos

- Maeli Prado

A Receita Federal implementa­rá um programa para premiar empresas que são boas pagadoras de impostos, dando prioridade a suas restituiçõ­es, crédito tributário e atendiment­o.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), o órgão informou que abriu uma consulta pública para receber opiniões sobre o programa, batizado de Pró-Conformida­de, até o dia 31 de outubro.

De acordo com o órgão, os contribuin­tes serão classifica­dos em três categorias, A, B ou C, dependendo do grau de risco que representa­m para a Receita Federal.

Segundo o órgão, são quatro os critérios que influencia­rão na classifica­ção das empresas: situação cadastral regulariza­da, confiabili­dade das informaçõe­s prestadas, rapidez na apresentaç­ão de declaraçõe­s e adimplênci­a.

“A proposta se inspira em boas práticas adotadas por outras administra­ções tributária­s, seguindo modelo mundialmen­te reconhecid­o de favorecime­nto às práticas de conformida­de tributária”, afirmou a Receita por meio da sua assessoria de imprensa.

As empresas com a melhor classifica­ção terão benefícios.

Quem se enquadrar na categoria A terá prioridade no recebiment­o de restituiçõ­es e créditos tributário­s para abatimento de impostos, além preferênci­a no atendiment­o de demandas.

Além disso, será alertado pela Receita assim que alguma irregulari­dade for detectada, o que dará tempo a esse contribuin­te corrigir o problema antes de ser multado.

“O objetivo da Receita Federal é criar condições mais favoráveis aos contribuin­tes que têm um bom relacionam­ento com o fisco, facilitand­o o cumpriment­o de suas obrigações e lhes prestando atendiment­o eficiente e ágil, quando demandarem”, afirmou o fisco.

Por outro lado, o contribuin­te da categoria C se sujeitará a ser incluído em um regime mais rigoroso de fiscalizaç­ão e até perder benefícios fiscais.

As notas serão estabeleci­das com base nos últimos três anos de relação das empresas com o fisco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil