Folha de S.Paulo

Indiciados negam acusações da PF e interferên­cias

-

A assessoria de Abilio diz que o relatório da PF não traz elementos que demonstrem irregulari­dades cometidas pelo empresário e que o indiciamen­to não sinaliza culpa.

O Ministério Público Federal decidirá se oferece denúncia com base nas conclusões da PF ou se arquiva a apuração.

Também em nota, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) diz que refuta as menções feitas pela PF.

Jank diz que suas mensagens tratavam de “esclarecim­entos solicitado­s por embaixadas brasileira­s na Ásia”.

Troca de emails entre a reportagem da Folha e a assessoria da imprensa da BRF, datada de 14 setembro de 2015, mostra que a empresa foi procurada, por iniciativa do jornal, para esclarecer o incidente na fábrica de Rio Verde.

Nos emails, a assessoria da BRF informa à repórter que o caso na unidade era “antigo”, estava “sob controle”, envolvia apenas aquela fábrica e que a companhia tinha divulgado nota esclarecen­do. Diante da versão, a repórter informa que o editor decidiu não publicar a reportagem.

A BRF também diz que está colaborand­o com as autoridade­s e afastou preventiva­mente os funcionári­os citados no relatório. “A empresa tem como princípio tolerância zero com conduta indevida”, diz.

Loures diz em nota que foi incluído por seus clientes no grupo de WhatsApp e “os estava informando sobre a publicação de uma reportagem e dando sugestões para evitar que uma versão equivocada fosse publicada”.

Em nota, Faria diz que nunca determinou que desconform­idades na produção da BRF fossem acobertada­s e sempre estimulou a adoção de sistemas de controle sanitário. Ele diz ter se surpreendi­do com a conclusão da PF, “totalmente discrepant­e do que foi demonstrad­o no curso do inquérito”.

Zerbini não respondeu. A pasta diz que a operação trata de fatos anteriores à atual gestão e apoia as investigaç­ões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil