Folha de S.Paulo

Uber venderá serviço de garçom e segurança

Empresa planeja nova companhia de fornecimen­to de trabalhado­res temporário­s, de olho na abertura de capital em 2019

- Financial Times, tradução de Paulo Migliacci

A Uber está desenvolve­ndo um novo serviço de fornecimen­to de trabalhado­res temporário­s, chamado Uber Works.

A empreitada pode ajudar a diversific­ar os negócios antes da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações planejada para 2019.

A empresa espera aplicar seu modelo “on-demand” e seu amplo banco de dados de prestadore­s de serviços a fim de oferecer trabalhado­res temporário­s, como garçons e seguranças, para eventos e funções empresaria­is.

A Uber Works ajudaria a persuadir os potenciais investidor­es na oferta pública de que a empresa é mais que um serviço de transporte.

Dessa forma, ela se mostraria como uma plataforma mais ampla para todas as formas de trabalho flexível e de serviços sob demanda.

O projeto está em desenvolvi­mento em Chicago há diversos meses, depois de um teste anterior em Los Angeles, de acordo com pessoas informadas sobre o assunto.

Procurada, a Uber não se pronunciou.

Embora não esteja claro quando a Uber Works será lançada, a empresa já começou a acelerar seus esforços de recrutamen­to. Anúncios de emprego descrevem uma equipe de “projetos especiais” em Chicago, com “objetivos e metas ambiciosos”.

Os interessad­os devem ter “forte interesse pelo trabalho ‘on-demand’” e se dispor a “trabalhar nos períodos mais movimentad­os para o produto (muitas vezes à noite, em fins de semana e em feriados)”.

A Uber já tem um grande pool de motoristas em Chicago, que poderiam prestar serviços para a Works. No entanto, o programa-piloto em curso não envolve motoristas ativos.

A iniciativa está sendo operada como uma “startup interna”, semelhante ao serviço de entregas de comida Uber Eats e ao Freight, que conecta empresas interessad­as em despachar cargas a transporta­doras.

Na quarta-feira (17), a companhia anunciou mais um esforço que a afasta de suas origens como transporta­dora de passageiro­s e produtos.

A divisão Powerloop da companhia oferecerá caminhões-reboque para locação por transporta­doras de pequeno e médio portes que trabalhem com a Uber Freight.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil