Folha de S.Paulo

Com ‘O Primeiro Homem’, Damien Chazelle volta a namorar o Oscar

- Leonardo Sanchez

Depois de se tornar o mais jovem vencedor do Oscar de melhor direção, aos 32 anos, por “La La Land: Cantado Estações” (2016), Damien Chazelle decidiu abandonar o cenário musical que pautou este e seus dois outros filmes para alçar voo até o espaço.

Aposta da Universal para a temporada de premiações, “O Primeiro Homem” já foi exibido nos festivais de Toronto e Veneza e narra a chegada do homem à Lua.

Baseado no livro homônimo de James R. Hansen sobre a vida de Neil Armstrong (1930-2012), o longa mostra o astronauta tentando conciliar a vida pessoal e o trabalho, durante os preparativ­os da missão que o faria entrar para a história.

Para a narrativa, Chazelle se uniu a velhos conhecidos: aparecem na ficha técnica o compositor Justin Hurwitz, o cinegrafis­ta Linus Sandgren e o montador Tom Cross, todos agraciados com Oscars por outras parcerias com o diretor. Junta, a equipe por trás do filme acumula nove estatuetas douradas.

Já no elenco aparecem Ryan Gosling, que também trabalhou com Chazelle em “La La Land”, e Claire Foy, vencedora do Globo de Ouro e do Emmy pelo papel de rainha Elizabeth 2ª na série “The Crown”. Eles dão vida ao casal Armstrong.

Com esse perfil, é provável que “O Primeiro Homem” entre na cota de filmes com temática espacial que costumam emplacar algumas indicações ao Oscar —muitas vezes extrapolan­do as categorias técnicas, como foi o caso de “A Chegada” (2016), “Perdido em Marte” (2015) e “Gravidade” (2013), todos indicados a melhor filme.

Salas e horários | 15

 ?? Divulgação ?? Ryan Gosling vive o astronauta americano Neil Armstrong em ‘O Primeiro Homem’
Divulgação Ryan Gosling vive o astronauta americano Neil Armstrong em ‘O Primeiro Homem’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil