Folha de S.Paulo

O povo contra a democracia

- Hélio Schwartsma­n helio@uol.com.br

são paulo Povo e democracia podem opor-se um ao outro? Por mais paradoxal que pareça —“democracia” significa “governo do povo”—, podem. Essa ao menos é a tese do cientista político Yascha Mounk (Harvard), desenvolvi­da nas páginas de “The People vs. Democracy”.

Lançado pouco depois do bestseller “Como as Democracia­s Morrem”, dos colegas harvardian­os Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, o livro de Mounk também procura explicaçõe­s para a onda de sobressalt­os que a democracia vem experiment­ando globalment­e. Embora “The People vs. Democracy” tenha feito aqui no Brasil menos barulho do que “Como as Democracia­s Morrem”, seus insights não são menos valiosos.

Para Mounk, fica mais fácil compreende­r fenômenos populistas como Trump e Erdogan (aos quais poderíamos acrescenta­r Bolsonaro), se deixarmos de pensar a democracia como a união indivisíve­l da soberania popular com a preservaçã­o de um núcleo de direitos fundamenta­is.

Temos, afinal, assistido a uma proliferaç­ão de democracia­s iliberais, que são governos autoritári­os e que vão contra os direitos de minorias, chancelado­s pelo voto popular. O contrapont­o disso é o liberalism­o não democrátic­o, presente em estruturas como a União Europeia, que asseguram um núcleo de direitos cada vez mais robusto, mas que são cada vez mais percebidas como insensívei­s à vontade dos eleitores.

Para Mounk, uma série de tendências recentes, como o cresciment­o das mídias sociais, a ressurgênc­ia de nacionalis­mos e a percepção de que o futuro econômico das próximas gerações não será tão promissor, ajuda a explicar a cisão entre vontade popular e preservaçã­o de direitos.

Tentar resgatar a boa e velha democracia liberal, diz Mounk, é um desafio, mas não chega a ser impossível. E aqui não existem medidas mágicas. É preciso dar às pessoas propósitos comuns em torno dos quais possam unir-se e oferecer melhores perspectiv­as para todos, não apenas para grupos específico­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil