Folha de S.Paulo

Atos #EleNão se repetem pelo país, mas com adesão menor

Protestos contra Bolsonaro tiveram menos políticos do que no dia 29; no Rio, houve manifesto lido por mulheres

- Thais Bilenky, Ana Luiza Albuquerqu­e, Gustavo Uribe e Danielle Brant

Manifestan­tes contrários ao candidato à Presidênci­a da República Jair Bolsonaro (PSL) voltaram a protestar em capitais brasileira­s neste sábado (20), mas com adesão menor que a dos atos de 29 de setembro.

A oito dias do segundo turno das eleições, o movimento do #EleNão —que prega o voto contra Bolsonaro— também se tornou pró-Fernando Haddad (PT), adversário de Bolsonaro na campanha.

Além de mais tímidos, os atos tiveram menor participaç­ão de políticos. Em São Paulo, por exemplo, Guilherme Boulos (PSOL) esteve entre os participan­tes.

Outras pautas também foram incorporad­as —o candidato a governador João Doria (PSDB) também foi alvo de protestos na capital paulista.

Na cidade, os manifestan­tes fecharam a avenida Paulista nos dois sentidos durante a tarde. Eles cantaram: “Ô, Bolsonaro, presta atenção, a sua casa vai virar ocupação”.

Essa letra já causou uma discussão pública entre o candidato do PSL e Boulos, que negou intenção de efetivá-lo.

Houve bandeiras do PT, PSOL, CUT, PSTU, mas também público sem filiação partidária ou militância específica. É o caso do desenhista Caio Borges, 43. “Estou aqui para evitar uma tragédia, o que puder fazer, farei”, afirmou.

No Rio, os manifestan­tes se reuniram na Cinelândia, no centro, em número menor. No ato, mais organizado que o primeiro, o público era orientado por meio de megafones pelas coordenado­ras. Elas fizeram a leitura de um manifesto produzido por mulheres.

Em Brasília, os manifestan­tes foram da rodoviária à sede do governo distrital.

Fora do país, 40 pessoas se reuniram em Nova York. O capoeirist­a Moa do Katendê, morto na Bahia após discussão política, foi homenagead­o.

Neste domingo (21), estão programado­s atos pelo país contra o PT e pró-Bolsonaro.

 ?? Nelson Antoine/Folhapress Fernando Souza/AFP ?? Mulheres em protesto contra o presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL), no Rio
Nelson Antoine/Folhapress Fernando Souza/AFP Mulheres em protesto contra o presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL), no Rio
 ??  ?? Manifestan­tes do #EleNão se reúnem em frente ao Masp, em São Paulo
Manifestan­tes do #EleNão se reúnem em frente ao Masp, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil