Folha de S.Paulo

Trump se diz insatisfei­to com versão saudita sobre jornalista

-

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste sábado (20) que está insatisfei­to com a forma como o governo da Arábia Saudita tem tratado o caso da morte do jornalista Jamal Khashoggi.

“Não estou satisfeito até que encontremo­s uma resposta [sobre o que ocorreu no consulado saudita em Istambul]. Foi um bom primeiro passo, mas quero ter a resposta”, disse a jornalista­s.

Na sexta, Trump também classifica­ra como bom primeiro passo o fato de o regime ter anunciado a prisão de 18 pessoas e que acreditava na versão inicial de que Khashoggi, crítico da monarquia saudita, teria morrido após uma briga dentro do consulado.

Também neste sábado (20), os governos da França e da Alemanha considerar­am incompleta a explicação dada pelos sauditas sobre o episódio.

Autoridade­s turcas disseram que não vão permitir que a morte de Jamal Khashoggi seja acobertada. “Não é possível que a Arábia Saudita rasteje para longe desse crime se ele for confirmado”, disse Numan Kurtulmus, vice-diretor do Partido da Justiça e Desenvolvi­mento (AKP), do presidente Recep Tayyip Erdogan.

A Anistia Internacio­nal também criticou a Arábia Saudita, dizendo que a explicação sobre a morte de Khashoggi era uma tentativa de disfarçar “um assassinat­o chocante”. “As conclusões não são críveis.”

Jamal Khashoggi, crítico do regime saudita e colaborado­r do jornal americano The Washington Post, foi ao consulado de Istambul em 2 de outubro para retirar documentos e nunca mais foi visto. Sua noiva, que o acompanhav­a, afirma que ele nunca saiu de lá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil