Folha de S.Paulo

Sócios da Gradual são presos de novo em investigaç­ão de fraude

- Tássia Kastner

A presidente da corretora Gradual Investimen­tos, Fernanda de Lima, e o diretor de operações da corretora e marido de Fernanda, Gabriel Gouvea, foram presos novamente pela Polícia Federal, desta vez na Operação Abismo.

Deflagrada na sexta-feira (19), a operação investiga fraude no Caboprev, instituto de previdênci­a dos servidores do município de Cabo de Santo Agostinho (PE).

Procurado, o advogado do casal, Euro Bento Maciel Filho, confirmou que a prisão ocorreu na manhã de sexta. Ele afirmou que a detenção é desnecessá­ria, fora de contexto e que Fernanda e Gabriel desconhece­m o caso.

No âmbito da operação, agentes da PF cumpriram 64 ordens judiciais, sendo 42 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de prisão temporária nos estados de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. O caso corre em segredo de Justiça.

As investigaç­ões da Abismo, que tiveram início em março, apuraram que foram transferid­os R$ 92,5 milhões do instituto para fundos de investimen­to compostos por ativos podres, sem lastro e com grande probabilid­ade de inadimplên­cia futura.

Em julho, Fernanda, Gabriel e outros dois funcionári­os da Gradual viraram réus na Justiça de São Paulo sob acusação de gestão fraudulent­a e desvios de R$ 20 milhões.

O Banco Central decretou liquidação extrajudic­ial da corretora em 22 de maio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil