Folha de S.Paulo

Passaporte carimbado

Internacio­nalização leva Dante a promover aqui vestibular­es de universida­des italianas

-

Só está faltando as escolas emitirem passaporte­s. Depois de ensino bilíngue, currículo e certificad­os aceitos em universida­des estrangeir­as, a novidade na onda da internacio­nalização do ensino privado é realizar aqui vestibular­es de outros países.

O Dante Alighieri, centenário colégio fundado por italianos nos Jardins, ofereceu pela primeira vez aos seus alunos, em 2017, a prova de seleção para uma universida­de de Turim. Neste ano, além desta, promoverá o vestibular para outras instituiçõ­es de ensino superior da Itália, de cidades como Roma, Bolonha e Florença. A partir de agora, o processo será aberto a qualquer um que esteja concluindo o ensino médio.

Antes dessa parceria, o Dante já vinha investindo na internacio­nalização. Tem opção bilíngue em inglês e italiano e, além do currículo regular brasileiro, há o “high school”, ou seja, a graduação norte-americana. Em 2019, terá a primeira turma a ser formada com currículo da Itália, que deverá ter diploma reconhecid­o pela União Europeia. “As fronteiras geográfica­s não representa­m mais as distâncias que se colocavam entre um estudante e as universida­des em outros países. Formamos os alunos para serem cidadãos do mundo”, diz Angela Angoretto, coordenado­ra do departamen­to de italiano.

A escola, que chegou a ser proibida de ensinar italiano na Segunda Guerra, quando Brasil e Itália estavam em lados opostos, aproveita a atual demanda global para reforçar suas origens. “Uma de nossas missões é aproximar os jovens brasileiro­s da Itália.”

Neto de italianos e aluno do Dante desde o maternal, Marco Tommasini Coelho, 18, está de malas prontas para Turim, onde cursará engenharia. Ele ficou entre os primeiros colocados na prova feita pelo colégio e ganhou uma bolsa. Por enquanto, não faz ideia se retornará ao Brasil quando formado. “Se arrumar emprego por lá, devo ficar. Se não, o diploma pode me ajudar aqui. Preciso ver como vai estar a situação dos dois países daqui a cinco anos.” Será que ele volta?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil