Folha de S.Paulo

Novos grupos

Amorim Lima é exemplo do ensino sem salas de aula

-

Vai gente de tudo quanto é lugar conhecer o colégio municipal que virou referência ao derrubar paredes das salas e colocar alunos de diferentes idades juntos para decidir o que aprender. Pesquisado­res e membros de órgãos governamen­tais nacionais e estrangeir­os, professore­s e diretores do ensino público e privado. Até consultore­s da Avenues, a escola de Nova York que abriu filial em São Paulo com mensalidad­e de R$ 8.000, estiveram na Emef Desembarga­dor Amorim Lima, na Vila Gomes, zona oeste.

A diretora, Ana Elisa Siqueira, lembra das marretadas que colocaram as paredes abaixo, em 2003, como se tivessem sido ontem. Sabia que não seria fácil implementa­r no engessado sistema público as mudanças inspiradas na Escola da Ponte, de Portugal.

Para fortalecer a autonomia, formam-se grupos que escolhem roteiros de estudo com orientação de tutores. Nesses 15 anos, a Amorim Lima ganhou prêmios e virou tema de documentár­ios. Entrou no Mapa da Inovação e Criativida­de na Educação Básica, do Ministério da Educação, e na lista de Escolas Transforma­doras, da Ashoka, organizaçã­o de empreended­ores sociais de 84 países.

Com doutorado em sociologia e pósdoutora­do em educação, Helena Singer participou dos dois levantamen­tos e vê na educação “uma busca por novos agrupament­os”. Ainda que não derrubem paredes, as escolas se inspiram nisso “para criar espaços que reúnam não pela idade, mas por projetos que favoreçam outras trocas”.

Para mostrar a Amorim Lima à reportagem, a diretora chamou duas alunas. Elas têm idades diferentes –Marianna da Silva, 14, e Joana Ramos, 12–, mas estão no grupo responsáve­l pela apresentaç­ão da escola. Fizeram um ótimo trabalho. EMEF DESEMBARGA­DOR AMORIM LIMA Fundamenta­l - R. Prof. Vicente Peixoto, 50, Vila Gomes, tel. 3726-8049 Pública

/amorimlima.org.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil