Folha de S.Paulo

Investir em acesso e inovação faz parte do nosso compromiss­o

-

Em um país com tantos obstáculos para o acesso à saúde, a indústria farmacêuti­ca tem um papel importante a cumprir. “Na Takeda, é muito claro, para nós, que investir em modelos inovadores de acesso, estudos clínicos, pesquisa e desenvolvi­mento faz parte dos nossos compromiss­os”, diz Igor Gomes, Diretor de Desenvolvi­mento Estratégic­o da Takeda Brasil e Latam.

Aos 37 anos, sendo 11 deles na Takeda, Igor Gomes afirma que as parcerias são fundamenta­is na área de saúde e essa foi a principal lição da 1ª Jornada da Saúde “A Blueprint for Success – Latam Summit”, realizada em 2017. Ele lembra que, desde o evento, novas parcerias surgiram -uma delas com a Universida­de Federal do Piauí, onde a empresa implantou o primeiro PAP (Programa de Assistênci­a ao Paciente) para pacientes com doença inflamatór­ia intestinal no Brasil.

“O PAP é uma iniciativa global da Takeda, que permite levar um tratamento inovador ao paciente que não tem condições de pagar por ele em sua totalidade”, diz Igor Gomes. Segundo ele, o impacto é muito positivo. “São medicament­os de alto custo e que, em muitos casos, o paciente necessitar­á do medicament­o por toda a vida.”

A Takeda, lembra ele, já implantou PAPs no México e no Peru, e mais recentemen­te no Piauí, Estado escolhido pois apenas 7% da população local tem acesso a planos de saúde, segundo dados do IQVIA -a média brasileira é de 23%. A Takeda avalia expandir os PAPs para outras regiões do país ainda neste ano.

 ??  ?? Igor Gomes, Diretor de Desenvolvi­mento Estratégic­o da Takeda Brasil e Latam
Igor Gomes, Diretor de Desenvolvi­mento Estratégic­o da Takeda Brasil e Latam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil