Folha de S.Paulo

Nota do Enem é cada vez mais aceita na rede privada

FGV, Unip e São Camilo estão entre os que já usam o exame

-

Desde que começou a ser usado no processo seletivo do ensino superior, a partir de 2009, o Enem tem sido cada vez mais aceito, tanto na rede pública quanto na privada.

No Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma do Ministério da Educação usada pelas instituiçõ­es públicas para selecionar alunos que fazem o Enem, o número de vagas disponibil­izadas passou de 47,9 mil em 2010 para 239,7 mil em 2018: um cresciment­o de 400%. Os dados, divulgados pelo MEC, levam em consideraç­ão as vagas abertas no primeiro semestre.

Na rede particular, grandes protagonis­tas do ensino superior brasileiro, como FGV (Fundação Getulio Vargas) e Unip (Universida­de Paulista), também passaram a receber alunos via nota do Enem.

É o caso do Centro Universitá­rio São Camilo, tradiciona­l nos cursos da área da saúde. Por lá, a nota do Enem começou a ser usada de forma parcial, mediante um sistema de conversão. A partir deste ano, porém, o centro passou a selecionar diretament­e via Enem, o que acelerou a fase de admissão.

“Não dá para fugir do Enem. Ele já faz parte do processo do candidato mais jovem, que quer fazer valer esse exame”, diz Mônica Abel, secretária-geral do São Camilo. Dos alunos que ingressara­m no centro universitá­rio neste semestre, mais de 50% já entraram via Enem.

Por lá, o candidato pode usar a nota dos últimos três anos do exame, desde que seja superior a 450 pontos e existam vagas disponívei­s. O formato vale para todos os cursos –exceto medicina, cujo vestibular é realizado pela Vunesp.

Na comparação com quem faz a prova tradiciona­l, o perfil de quem entra via Enem no São Camilo é o de um aluno mais jovem, recém-saído do ensino médio, mais interessad­o no período matutino.

É o caso de Joyce Lima, 19, que cursa o segundo semestre de enfermagem. Concluído o ensino médio, ela passou um ano estudando fora do país. Na volta, usou a nota do exame feito em 2016 para entrar no São Camilo.

“A grande vantagem do Enem é que a mesma nota é aceita em muitos vestibular­es, sem que o candidato precise se deslocar para fazer cada prova; outra vantagem é ela valer por mais de um ano”, diz.

 ?? Alberto Rocha/Estúdio Folha ?? Joyce Lima, aluna de enfermagem do São Camilo
Alberto Rocha/Estúdio Folha Joyce Lima, aluna de enfermagem do São Camilo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil