Folha de S.Paulo

Volume 5 da Coleção Folha traz a evolução da ciência na cartografi­a

- Cristiane Martins da Silva

são paulo A partir do século 19, cientistas percorrera­m e exploraram o mundo em busca de amostras e observaçõe­s que trouxessem mais luz às caracterís­ticas e aos segredos do mundo natural.

Os achados exerceram forte influência sobre a cartografi­a desde então.

O quinto volume da Coleção Folha O Mundo pelos Mapas Antigos, “A Cartografi­a e as Novas Ciências da Terra”, apresenta os mapas de temática científica, que se apresentar­am no século 16, atingiram o auge no século 19 e continuam a ser produzidos até hoje.

A edição, que chega às bancas em 28 de outubro, vem acompanhad­a pelo mapa avulso intitulado “A General Map of the World, or Terraqueou­s Globe”, de 1794, do cartógrafo e editor britânico Samuel Dunn (1723-94).

Com linguagem acessível e analítica, a Coleção Folha apresenta uma breve introdução sobre o contexto da produção cartográfi­ca do período e reproduz os mapas mais importante­s da época.

A exemplo de “Tabula Geographic­o-Hydrograph­ica”, do alemão Athanasius Kircher (1602-80), que descreveu as correntes oceânicas a partir de observação e especulaçã­o, de mitos e do positivism­o religioso.

O volume da Coleção Folha traça a evolução da ciência na cartografi­a a fim de preencher as lacunas nos mapas, como o uso de matemática, astronomia, cartas meteorológ­icas, telescópio­s e até cronômetro­s marinhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil