Folha de S.Paulo

Entenda a ideia do estudo

-

A fim de explicar a estratégia de pesquisa sobre os custos reais das fontes de energia elétrica, os autores do trabalho fazem uma analogia didática com a escolha de um cardápio de alimentos.

A farinha de trigo, digamos, é uma das alternativ­as mais baratas para o consumo da quantidade necessária de calorias diárias. Mas, apenas à base desta dieta, morreríamo­s por carência de outros nutrientes: proteínas, vitaminas, gorduras, sais minerais etc.

É preciso combinar de maneira ideal alimentos com diversas caracterís­ticas, dadas as limitações e componente­s nutriciona­is de cada um. Não é possível uma vida saudável sem tal mistura.

No caso da indústria de energia, do sistema elétrico, é preciso imaginar um meio de estimar qual seria a composição ideal, ótima, das fontes de energia. Para tanto, é preciso pensar que elas são complement­ares.

O cálculo da vantagem de recorrer a cada uma delas depende da observação imaginária da operação conjunta dessas fábricas de energia.

Muita vitamina de energia eólica pode deixar o corpo fraco por falta de carboidrat­o das hidrelétri­cas ou de vitaminas das termelétri­cas. O estudo estimou valores que permitem comparar custos e vantagens de cada alternativ­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil