Folha de S.Paulo

Nem todo avanço avança

- Roberto Dias roberto.dias@grupofolha.com.br

A primeira fala de Jair Bolsonaro como presidente eleito ocorreu numa rede social. O novo governo inteiro será conhecido por posts.

Muito confortáve­l para quem governa, esse canal de comunicaçã­o enxuga o espaço do contraditó­rio. Do ponto de vista do jornalismo, não é o caso de ficar chorando pelos cantos —a desinterme­diação é um dado da vida. Donald Trump, o rei do Twitter, levou dois meses para dar uma entrevista coletiva como eleito.

Fosse um problema jornalísti­co, já seria grande. Mais profundo é o buraco para a sociedade, pois a relação entre democracia e tecnologia se insinua diferente da imaginada.

“Após o fim da Guerra Fria, a sabedoria ocidental guiava-se por duas crenças: que a democracia liberal iria se espalhar pelo planeta e que a tecnologia seria o vento a empurrála”, escrevem Nicholas Thompson e Ian Bremmer em artigo neste mês na Wired. “O cenário atual da revolução digital é diferente”, dizem eles, mostrando como o regime ditatorial chinês se vale da computação.

A tecnologia beneficia não só regimes totalitári­os, afirma o sociólogo Paolo Gerbaudo em outro artigo deste ano. “Muitos movimentos populistas na história se caracteriz­aram por um espírito inovador.”

Decerto há um bocado de impression­ismo no ar, mas é nítido que a coisa não cheira bem. As limitações técnicas a pesquisas nessa área, ainda imensas, afastam a academia de compreende­r direito o efeito das fake news e das ações contra elas.

Obstáculo parecido enfrentam os levantamen­tos de opinião pública. Dizer que não acredita em fake news ou que não as envia é muito diferente de não crer ou não encaminhar.

Outro efeito ainda pouco mensurável ocorre nas relações sociais. Os arrependid­os-publicamen­te-pelo-voto estão aí, já nesta semana, a provar que a política criou seu BBB.

Todo um novo campo de estudo está florescend­o. Talvez algum dia concluamos que algoritmos não harmonizam com democracia. Até lá, dá para ir manipuland­o muita coisa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil