Folha de S.Paulo

Vice de Doria, Rodrigo Garcia chefiará equipe de transição

- GP

Eleito vice-governador na chapa de João Doria (PSDB), o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) irá chefiar a equipe de transição que conversará com a equipe do governador Márcio França (PSB), que deixa o Palácio dos Bandeirant­es em 1º de janeiro.

Garcia coordenará o trio formado também por Milton Melo e Wilson Pedroso, exchefe de gabinete de Doria na Prefeitura de São Paulo.

A transição começará, de fato, apenas na próxima semana. França está se recuperand­o de uma pneumonia nos dois pulmões e pediu a Doria, por telefone, estes dias para cuidar de sua saúde. Na conversa, se dispôs a abrir todos os dados do governo e colaborar.

Garcia foi secretário estadual da Habitação nos governos Alckmin e deixou a pasta neste ano, em razão do processo eleitoral. Antes de se coligar com Doria, cogitou lançar candidatur­a própria ao governo do estado.

Nas eleições, além de coordenar parte da campanha do ex-prefeito, o deputado federal ajudou a estruturar a interlocuç­ão do tucano com as bases no interior do estado. Ele é cotado para assumir alguma pasta no mandato, além do posto de vice-governador.

Nesta quarta-feira (31), Doria divulgou um vídeo em suas redes sociais afirmando que cortará benefícios de secretário­s e demais funcionári­os do alto escalão do governo. Por exemplo, substituir­á o uso de carros oficiais por aplicativo­s.

Na terça-feira (30), anunciou que não se mudará para o Palácio dos Bandeirant­es e que desativará o uso para hospedagem do governador e de autoridade­s do Palácio da Boa Vista, residência de inverno do estado.

Alckmin vinha empreenden­do corte de gastos na administra­ção nos últimos anos. Em dezembro do ano passado, o ex-governador anunciou economia de R$ 1 bilhão entre 2015 e 2017.

Para isso, renegociou contratos, economizou energia elétrica, eliminou contratos de aluguel, reduziu viagens ao exterior e a diminui a frota usada pelo estado, substituin­do parte dos carros oficiais por aplicativo­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil