Folha de S.Paulo

Trump agora diz que pensa em enviar 15 mil soldados à fronteira

- Danielle Brant

Dois dias após anunciar o envio de 5.200 soldados para reforçar a fronteira com o México, o presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta (31) que o efetivo pode chegar a 15 mil.

O objetivo é deter uma caravana de migrantes que se dirige aos Estados Unidos, depois de deixar Honduras em 13 de outubro. Atualmente, eles estão a 1.600 km da fronteira.

Na Casa Branca, o republican­o afirmou que o número de soldados “pode subir para algo entre 10 mil e 15 mil militares” para ajudar os agentes de patrulha, o ICE (serviço de Alfândega e Proteção das Fronteiras) e outros no local.

O objetivo, diz, é bloquear a entrada da caravana. Segundo ele, os EUA “estarão preparados” e os migrantes “não vão entrar em nosso país.”

Antes, o secretário de Defesa, James Mattis, havia defendido o emprego de milhares de soldados na fronteira. Ele negou que a operação militar seja motivada pela proximidad­e com as eleições legislativ­as, em que os republican­os buscam manter o comando da Câmara e do Senado.

Atualmente, 2.100 guardas nacionais apoiam os agentes na fronteira. Os 5.200 anunciados na segunda devem se somar a esse contingent­e.

No momento, três caravanas de migrantes se dirigem aos EUA. No domingo (28), um terceiro grupo com mais de 300 salvadoren­hos deixou a capital de El Salvador.

Um segundo grupo está na fronteira entre a Guatemala e o México e chegou a reunir mais de mil pessoas, antes de se fragmentar. O grupo que mais avançou rumo à fronteira do México com os Estados Unidos tem 7.000 pessoas.

Trump tem destilado críticas e feito ameaças a integrante­s da marcha. Na semana passada, escreveu: “Àqueles na caravana, deem a volta, nós não vamos deixar pessoas entrarem nos EUA ilegalment­e. Voltem a seu país e, se quiserem, peçam cidadania, como milhões de outros!”

 ?? Hannah McKay/Reuters ?? O migrante Oscar Hernández, 6, brinca em acampament­o na cidade de Juchitán, México
Hannah McKay/Reuters O migrante Oscar Hernández, 6, brinca em acampament­o na cidade de Juchitán, México

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil