Folha de S.Paulo

EUA acusam chineses de roubar segredos industriai­s

- The Wall Street Journal, traduzido do inglês por Paulo Migliacci

Autoridade­s dos EUA acusaram uma empresa estatal chinesa, sua parceira em Taiwan e diversas pessoas de roubar segredos comerciais da Micron Technology, a maior fabricante americana de chips de memória, segundo indiciamen­to revelado nesta quinta (1º).

Ocasoéomai­srec ente de uma onda de acusações quanto a supostos casos de roubo de tecnologia por empresas chinesas, resultado da posição agressiva adotada pelo governo Trump contra Pequim.

Os acusados no indiciamen­to criminal são a United Micro-electronic­s Corp. (UMC), fabricante de semicondut­ores sediada em Taiwan e com ações negociadas na Bolsa de Nova York, a estatal chinesa Fu jianJ in hua Integrated Circuite três cidadãos taiwaneses.

O secretário da Justiça dos EUA, Jeff Sessions, também criticou a China, afirmando que o país estavam violando um acordo que assinou com o governo Obama sob o qual ambos concordava­m em não apoiar ataques cibernétic­os ou roubo de segredos empresaria­is.

“Em 2015, a China assumiu publicamen­te o compromiss­o de não tomar empresas americanas como alvo para ganho econômico ”, disse Sessions. “É evidente que esse compromiss­o não foi respeitado.”

Representa­ntes da Fujian Jinhua, da UMC e da Micron não se pronunciar­am, tampouco a embaixada chinesa em Washington.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil