Folha de S.Paulo

São Paulo tem 5 dos 50 melhores latinos

- Marina Consiglio

Um dos braços regionais do ranking global World’s 50 Best, o Latin America’s 50 Best divulgou a lista com os melhores restaurant­es em 2018 na América Latina em cerimônia na noite da última terça (30), em Bogotá, na Colômbia.

Os cinco endereços paulistano­s que foram contemplad­os em 2017 se mantivera na nova relação —eram seis, mas o Esquina Mocotó, 41º lugar na última premiação, fechou as portas há cerca de um mês. Praticamen­te todas as casas, porém, perderam posições —a exceção foi A Casa do Porco, cuja cozinha opera sob responsabi­lidade de Jefferson Rueda, que subiu do oitavo para o sétimo lugar.

Agora, ela e o D.O.M. são os únicos brasileiro­s que aparecem no top 10 do ranking. O endereço de Alex Atala, aliás, segue como o melhor restaurant­e do Brasil, apesar de saído do terceiro para o quinto lugar da lista.

Depois de cinco anos entre os primeiros colocados da relação, o Maní, da chef Helena Rizzo, nono lugar em 2017, caiu para a 12ª posição.

Maior, contudo, foi a queda enfrentada pelo Mocotó, comandado por Rodrigo Oliveira, que foi da 27ª para a 45ª posição. Este, aliás, era o lugar do Tuju, que, em seu terceiro ano na lista, ficou em 50º.

Para além dos endereços paulistano­s, outros cinco restaurant­es brasileiro­s aparecem na relação. Os cariocas Lasai (26º), Olympe (27º), Oteque (33º) e Oro (49º) e o curitibano Manu, da chef Manu Buffara, apontado como uma casa para ficar de olho (One to Watch).

 ?? Mauro Holanda/Divulgação ?? Releitura do chef Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, para o virado à paulista
Mauro Holanda/Divulgação Releitura do chef Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, para o virado à paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil